Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

natureza morta

Companhia de Goiânia traz espetáculo de dança baseado em artista plástico a Cuiabá

Foto: Da Assessoria / Lu Barcelos

Companhia de Goiânia traz espetáculo de dança baseado em artista plástico a Cuiabá
O grupo Ateliê do Gesto, de Goiânia, vem a Cuiabá nos próximos dias 7 e 8 de junho, para apresentar o espetáculo de dança ‘Natureza Morta’ no Sesc Arsenal, sempre às 20h. A entrada é franca, mas o grupo pede que o público leve livros para serem doados às bibliotecas ‘Saber com Sabor’.

Leia também:
Secretaria de Cultura lança edital com prêmio total de R$ 900 mil para instituições do Estado
 
Livremente inspirado na vida e obra do artista plástico Farnese de Andrade, o ‘Arquiteto da Dor’, ‘Natureza Morta faz um diálogo com o barroco e suas riquezas de linguagem, e propõe uma reflexão sobe as relações no mundo. Para isso, dois homens sao colocados em um mesmo espaço, onde investigam questões da essência humana.
 
O grupo ‘Ateliê do Gesto’ nasceu da vontade de João Paulo Gross e Daniel Calvet de pesquisar o corpo, tendo como ponto de partida o movimento e a construção dramatúrgica em cena. O primeiro espetáculo, ‘O Crivo’, foi em 2015, ganhou o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2015, e circulou pelas cinco regiões do Brasil, além de passar por três festivais na República Tcheca, no festival LOFT no Chile e levar o grupo a receber o Diploma de Destaque Cultural em 2017 pelo governo de Goiás.
 
Sobre o espetáculo que será apresentado em Cuiabá, segundo o diretor João Paulo Gross as ideiais de transitoriedade se entrelaçam à vida e obra do artista plástico. “Buscamos a memória fragmentada que Farnese guardava em caixas e oratórios, representada em forma de pedaços de bonecas e santos, ex-votos e fotos ‘das gentes’  do Triângulo Mineiro, e comparando à nossa, a do indivíduo do século XXI”, explica.
 
“Não é originalmente barroca, mesmo porque Farnese não pertenceu, tampouco gerou  um  estilo, uma escola ou movimento. É singular. Mas até mesmo por ter como origem a ‘tradicional família mineira’, cercada de conservadorismo, cerimônia e dogmas religiosos, Farnese é contemporâneo por excelência e barroco na sua essência”.
 
Acessibilidade
 
Na circulação por cidades brasileiras, o Ateliê do Gesto encena o espetáculo em espaços que possuem recursos de acessibilidade à população com mobilidade reduzida. Como se trata de um espetáculo de dança a população com deficiência auditiva não é impossibilitada de assistir e desfrutar do espetáculo pois sua questão (do espetáculo Natureza Morta) está nas imagens, gestos e visualidades produzidas pelos corpos em movimento.
 
Já para a população com deficiência visual será oferecido recurso de audiodescrição, com o objetivo de facilitar o entendimento do conteúdo não-verbal às pessoas com deficiência visual. 
 
Serviço
 
Natureza Morta – Cia Ateliê do Gesto
Datas: 07 e 08 de junho de 2019 (sexta e sábado)
Horário: 20h
Entrada: Gratuita*
Retirada de ingressos na bilheteria do teatro, 1h antes do espetáculo
Ingressos limitados à lotação da casa.
*Campanha: Participe da campanha e doe um livro.
“A entrada para o espetáculo é franca, mas pedimos a você que leve um livro literário, usado ou não, para o teatro. Os livros arrecadados serão doados para a rede Biblioteca Saber Com Sabor”
Classificação indicativa: 14 anos
Duração do espetáculo: 45 min
Haverá serviço de áudio-descrição disponível.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet