Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

reforma solidária

Arquitetos criam ‘vaquinha’ para construir casa para senhora que vive com cinco netos em condições insalubres

Foto: Divulgação

Casa de dona Jolina em Várzea Grande

Casa de dona Jolina em Várzea Grande

*Atualizada dia 19/06, às 09h08: Após a publicação dessa matéria, a 'Vaquinha' foi cancelada pelo grupo que a criou, a pedido da família. O Olhar Conceito apagou as fotos que apareciam de alguma forma a feição das crianças. Leia a nota ao final da matéria. 

Cinco crianças, de 4,5,6,7 e 16 anos, vivendo com a avó. Amor não falta, mas as condições da casa assustaram a arquiteta Marina Zanchet Martelli quando visitou a família para doar cestas básicas. Olhando o chão de terra, o telhado furado, a estrutura frágil e o acúmulo de objetos pegos no lixão para ‘um dia, quem sabe’ fazer uma reforma, ela percebeu que só uma simples doação não seria suficiente. Foi aí que, junto a outros colegas de profissão, decidiu criar uma ‘vaquinha virtual’ para tentar construir um novo lar para Dona Jolina, de 69 anos.

Leia também:
Depois de perder tudo e cair na depressão, cuiabana cria canal para enfrentar os desafios com humor

Marina chegou até Dona Jolina por meio de uma amiga. “Ela me falou dessa senhora, disse que precisava muito. Ela trabalhava na casa dela como lavadeira muitos anos atrás, e por acaso ela tinha ido pedir óleo para cozinhar. Eles compraram e foram levar, mas quando viram o estado da casa, falaram comigo”.

A arquiteta fez uma primeira visita levando alimentos e roupas, mas sentiu a mesma sensação de impotência. Diante de tamanha pobreza e perigo iminente de até mesmo uma tragédia, decidiu fazer mais. “A casa não tem piso, o telhado está todo furado. Ela mesma construiu com um rapaz, então tem tijolo do lado certo, tijolo de outro lado... a impressão é de que a casa vai cair mesmo“. O que mais chamou a atenção de Marina neste primeiro dia foi o acúmulo de objetos. “Ela vai pegando coisas do lixão, porque a ideia era ampliar a casa. Mas acabou acumulando muita coisa, e não tem banheiro, não tem água encanada...”, lamenta.

Projeto

Depois do primeiro contato, Marina falou com alguns colegas que tinham se formado com ela e, juntos tiveram a ideia de abrir um Instagram para divulgar o projeto e pedir doações. “Abrimos o instagram numa sexta-feira e eu já tive dois depósitos na minha conta, mas não queria porque gera muita desconfiança. Na sexta-feira a noite mesmo a gente fez a vaquinha, e sábado já tínhamos uma doação bem legal”.

Os amigos fizeram uma avaliação estrutural da casa e concluíram que terão que construir a nova residência do ‘zero’. Da atual, não é possível aproveitar nada. Em um primeiro orçamento, calculando por metro quadrado, chegaram a um custo de R$100 mil para os materiais e a mão de obra. (Veja o projeto ao lado).

No entanto, desde que começaram o projeto, eles já conseguiram doações de alguns materiais, como piso. E eles mesmos doaram o projeto arquitetônico. Em breve, farão outro orçamento para chegar num custo do que ainda falta. “O que nós conseguirmos fazer, como reboco, pintura, a gente garante, mas a parte de construir a casa, não garantimos”, afirma Marina.

Dona Jolina mora com os cinco netos na casinha, que fica no bairro Construmat, em Várzea Grande. Quatro deles frequentam a escola, e o mais novo fica com ela em casa. Aposentada, ela tem uma renda de cerca de R$900 para sustentar a família, e conta com a ajuda de apenas uma filha.

Quem quiser ajudar o projeto pode doar na Vaquinha Virtual AQUI, ou entrar em contato com os organizadores pelo INSTAGRAM.

Leia a íntegra da nota feita após a publicação da matéria:
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet