Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

autodidata

Com sonho de ser astronauta, estudante de MT ganha bolsa e pede ajuda para fazer cursos na NASA

Foto: Divulgação

Com sonho de ser astronauta, estudante de MT ganha bolsa e pede ajuda para fazer cursos na NASA
A pernambucana Maria Gisllanny Bezerra Silva vive em Mato Grosso desde pequena, e foi aos oito anos de idade que, sozinha, começou a estudar sobre o espaço. Seu esforço já foi reconhecido algumas vezes e, agora, ela foi uma das selecionadas pela ‘Geração Marte’, organização que defende a exploração espacial e estimula jovens para futuras viagens interestelares. Para concluir seu sonho, no entanto, ela criou uma campanha no site ‘Catarse’, e pede ajuda para quatro diferentes metas: Preparatório para o início da graduação nos EUA; Curso na NASA, no Kennedy Space Center; Curso no Centro Espacial da NASA -Space center University – Houston; e Curso de pilotagem. O custo total a ser arrecadado é de R$ 76.991,00.

Leia também:
Estudante cotista da UFMT ganha bolsa de intercâmbio e faz feijoada para pagar passagem

Maria tem 21 anos e é estudante de física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sua bolsa seria para estudar e cursar Engenharia e Física, além de fazer cursos na NASA. Seus pais e ela são de Serra Talhada (PE) e chegaram a Tangará da Serra há mais de 20 anos, em busca de melhores oportunidades.

“Sempre sonhei com coisas diferentes, ciências e tecnologia, desde criança. Meus pais só conheceram estas áreas comigo. Cresci em um ambiente totalmente diferente do que queria ser. Meu objetivo é levar a bandeira brasileira ao espaço e motivar jovens e adultos a buscarem a realização de seus sonhos”, enfatiza a estudante.

Maria está na última etapa do processo para ser aluna-bolsista da Sweet Briar College, numa prestigiada faculdade para mulheres fundada em 1901 no Estado de Virgínia, que está entre as mais inovadoras dos Estados Unidos, segundo o ranking US News & World Report 2019.  Lá vai cursar, durante quatro anos, Física e Engenharia, pois o sistema norte-americano permite duas graduações simultâneas. Depois, precisa fazer mestrado e doutorado para ser aceita no programa de formação de astronautas da Agência Espacial Americana (NASA).

A campanha de crowdfunding ‘Maria rumo a Marte’ tem o objetivo de arrecadar recursos para suas despesas nos EUA, entre elas dois cursos na NASA, que quer fazer em 2020, em Houston (Texas) no Space Center University e no Kennedy Space Center (Flórida). Ela também será guia de um grupo em visita à NASA, em julho, e pretende já ficar em solo americano para se adaptar até o início das aulas, em setembro, na Sweet Briar College. Quem quiser apoiá-la, basta entrar no link (AQUI)  para fazer a contribuição.

História

A bolsa de estudos de Maria, que está prestes a ser concretizada, foi conseguida graças ao apoio de Sônia Regina Guimarães, consultora em Relações Internacionais do Sebrae MT, que a apresentou à empresa americana Liaison America, especializada em programas internacionais de educação.  Maria e a consultora se conheceram no evento ‘Saber, Sonhar, Realizar’ do Projeto Educação Empreendedora do Sebrae MT, em novembro do ano passado, no Centro de Eventos do Pantanal.  Ela foi um dos palestrantes do evento e falou para mais de 700 jovens alunos das redes pública e privada de ensino de Cuiabá sobre sua saga rumo à sonhada carreira profissional.

Geração Marte

Maria já esteve na sede da NASA em Houston (Flórida) quando foi premiada no concurso internacional de redação “Cassini: Cientista por um Dia” e pelo programa Missão X, promovidos pela agência americana, em 2016, no Brasil. Apenas duas equipes brasileiras participaram do programa “Missão X: Treina como um Astronauta” da NASA (uma de Tangará da Serra, organizada por Maria; e outra do Rio de Janeiro, por Marcelo Souza, doutor em Física e professor da Universidade Federal do Norte Fluminense /UENF). Em setembro de 2016, Maria esteve na NASA como convidada.

A jovem iniciou o curso de Física na UFMT, em maio de 2017, e continuou com as atividades de seu instituto, participando de vários eventos como palestrante falando sobre suas iniciativas e divulgando as ciências espaciais. 

Em abril deste ano, foi anunciada pela The Mars Generation (em português ‘Geração Marte’) como um dos 24 jovens líderes e inovadores de diversos países vencedores do STEAM e Space Award em 2019.

A Geração Marte é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2015, por Abigail Harrison, com 18 anos na época, conhecida por muitos como a astronauta Abby. Aos 13 anos, ela foi apoiada pela comunidade espacial como líder de sua geração, e aos 15 anos, construiu um programa de divulgação, chamado Futuro do Espaço para inspirar crianças e adultos apaixonados pelo tema para defenderem a continuidade e desenvolvimento da exploração espacial humana.

*Com informações da assessoria do Sebrae.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet