Olhar Conceito

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Notícias / Religiosidade

Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito acontece neste sábado pela terceira vez

Da Redação - Isabela Mercuri

24 Jun 2019 - 09:21

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito acontece neste sábado pela terceira vez
A terceira edição da lavagem das escadarias da Igreja de São Benedito acontece neste sábado (29), a partir das 9h da manhã. São esperadas de 1500 a 1800 pessoas, e o evento tem como tema “Fraternidade, caminho de luz, axé!” e busca promover a união entre fieis de diferentes religiões.

Leia também:
Mudança de local da Festa de São Benedito se deve a dificuldades financeiras e ‘estado’ da cozinha, diz pároco

Segundo a presidente da Comissão da Lavagem, Maria José de Castilho, o grupo se reunirá no Centro Cultural Casa Cuiabana às 5h45 para um café da manhã. De lá, sairá em cortejo até a Igreja, onde será realizada a lavagem.

“A importância deste evento pra mim é trazer a paz”, afirma a presidente. “Principalmente para as mulheres, porque elas estão sendo muito violentadas e mortas. Ainda existem homens que são violentos. E o nosso lema é trazer a paz. É: fraternidade, luz, axé. É a união dos povos. Existe muito preconceito, descriminação, e estamos em busca dessa paz”.

Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, conselheiro da comissão, afirma que, ao contrário do que alguns críticos afirmam, a tradição da lavagem é, sim, extremamente cuiabana. “Quando se fala em festa do Congo, muita gente pensa logo em Vila Bela da Santíssima Trindade e em Poconé. Mas existem registros de que desde 1869 – em um livro de Marcos Amaral Mendes – de que os negros já faziam a festa do Congo em Cuiabá. Hoje, 90% dos moradores da região ali do beco do candeeiro, e dos arredores da Igreja, são negros. Ou seja, já existia uma irmandade de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário. Tem gente que fala que estamos trazendo costumes da Bahia, que não é daqui, mas é sim”.

Em 2018, a Lavagem das Escadarias entrou para o Calendário Oficial da Cidade de Cuiabá, com a aprovação do projeto de lei do vereador Marcos Veloso (PV). O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. Lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

Serviço

Lavagem das Escadarias – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: sábado, 29 de junho
Horário: 9h
Concentração: 5h45 – Centro Cultural Casa Cuiabana

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Fabiana
    24 Jun 2019 às 15:54

    Cruzes ,tô fora !!!

  • Marcos Silva
    24 Jun 2019 às 15:14

    Que união pode haver entre Oxóssi, Ogum e Xangô com Cristo Jesus???

  • Demair Lobão.
    24 Jun 2019 às 13:38

    ESSA TRADIÇÃO É BAHIANA! NÃO TEM NADA A VER COM NOSSA REGIÃO.

  • PEDRO
    24 Jun 2019 às 10:30

    *Igreja de Nossa Senhora do Rosário

  • paula Avelina
    24 Jun 2019 às 10:25

    Espia, eu admiro todas as religiões do axé. Sempre tomo uns banho de sete ervas pra limpar meus caminho ja que tem muitas invejosa que querem roga praga no mim

Redes Sociais

Sitevip Internet