Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Arduino Challenge

Desafio quer encontrar jovens talentos 'makers' em Cuiabá e Várzea Grande

Foto: Divulgação

Desafio quer encontrar jovens talentos 'makers' em Cuiabá e Várzea Grande
Estudantes do ensino médio e fundamental II, de escolas públicas e privadas, podem se inscrever até o próximo dia 31 de agosto para participar do Arduino Challenge Univag, competição que acontece em 17 de outubro e tem por objetivo encontrar jovens talentos ‘makers’. Também podem participar instituições como escola de robótica e institutos de educação (com participantes dentro da faixa etária do Ensino Fundamental II e Ensino Médio).

Leia também:
Aniversário da plataforma 'Arduíno' é comemorado pela quarta vez em Cuiabá

‘Arduíno’ é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada no computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo, que utiliza a placa Arduíno.

Todos os projetos apresentados deverão utilizar como plataforma de desenvolvimento a placa Arduino (independente de formato e modelo) para projetos de Engenharia Robótica, Automação, Internet das Coisas e Mobilidade.

De acordo com a assessoria, os projetos podem ser apresentados em dois formatos: ‘Youtube’ ou ‘Makers’. No primeiro caso, cada equipe deverá fazer um vídeo de, no máximo, cinco minutos, explicando sobre o seu projeto. O vídeo deverá ser enviado para contato@arduinobrasil.cc até dia 30 de setembro, até as 23h59.

Os vídeos serão publicados no Canal da Arduino Brasil, no dia 07 de outubro, por ordem de envio. O ganhador dessa categoria é o vídeo que tiver o maior número de likes computados até o dia 15 de outubro.

Já na categoria ‘makers’, cada equipe deve levar o projeto para ser apresentado no Univag, no Bloco D, no dia 17 de outubro, às 07h. Nessa categoria, 40% da nota será dada pelas pessoas que irão conhecer os projetos no dia do evento e 60% será feita pelo júri oficial. Os cinco melhores projetos (do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio)  terão que se apresentar na final.

O ‘Arduino Challenge Univag’ acontece das 8h às 16h30 no dia 17 de outubro. Cada escola participante será responsável por montar as equipes de alunos, formadas por dois a seis integrantes.

Os projetos apresentados deverão utilizar como plataforma de desenvolvimento a placa Arduino (independente de formato e modelo) para projetos de Engenharia Robótica, Automação, Internet das Coisas e Mobilidade.

O evento terá como convidado especial o Maker do Instituto C. Braga, Renato Paiotti, que vai compor a comissão de júri oficial. "É de extrema importância um evento dessa grandeza. Pode ser um divisor de águas para esses estudantes. Inclusive teremos duas mentorias para dar auxílio aos projetos que acontecerão nos dias 17 de agosto e 21 de setembro, ambas serão realizadas no Univag, no período matutino", ressalta o organizador e presidente do Arduino Brasil, professor Nascimento Júnior.

As inscrições seguem até o dia 31 de agosto e devem ser feitas AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet