Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

projeção nacional

Estudantes de medicina da Unemat são as únicas de MT a assinar capítulo em manual de neurocirurgia

Foto: Reprodução / Facebook

As estudantes e o neurocirurgião representante da LANNC na ABNc, Atahualpa Strapasson

As estudantes e o neurocirurgião representante da LANNC na ABNc, Atahualpa Strapasson

As estudantes de medicina da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) Kassya Stephanie Sousa De Araujo, 24, Lara Santini Antonio Barrionuevo, 22, e Mayara Figueiredo Araujo Nascimento, 22, são as únicas do estado que assinam um capítulo do ‘Manual de Neurocirurgia’, escrito por ligas acadêmicas das áreas de neurologia, neurocirurgia e neurociência de todo o Brasil, e que será lançado no próximo mês de novembro em Curitiba, no ‘III Encontro Interligas De Neurocirurgia Da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNc)’.

Leia também:
Estudantes criam projeto para tratar depressão nas escolas e precisam do votos para colocar em prática

As alunas foram supervisionadas pelo neurocirurgião Atahualpa Strapasson, representante perante a ABNc, a orientadora da liga, Olga Alvares, e o especialista no assunto (em coluna e medula) e convidado, Marcel Yamada. O capítulo trata sobre hérnia de disco.

Segundo Mayara, que cursa o 8º semestre, foi Kassya, que está no 10º, que foi convidada para fazer a participação. “Ela recebeu o convite após ter participado de um estágio no Instituto de Neurologia de Curitiba. Ela cadastrou a nossa liga na ABNc, e recebeu esse convite”, explica. “Como são ligas acadêmicas, um grupo de estudo formado pelos estudantes, ela selecionou mais duas ligantes, eu e outra estudante do 8º semestre, que éramos as mais antigas e ativas”.

No total, foram cerca de três meses para a produção do artigo, dentre a revisão bibliográfica, redação e revisão. As garotas já tinham contato com a área de neurologia e neurocirurgia, principalmente por fazerem parte da liga. “Cada liga é voltada para preencher ensino, pesquisa e extensão em alguma área. No nosso caso, a gente entrou na liga de neurologia e neurocirurgia da universidade, que é a LANNC. E ao longo de vários semestres, temos desenvolvido diversos trabalhos, então acabamos tendo interesse”.

No último mês de junho, por exemplo, elas organizaram e realizaram o primeiro Congresso de Neurologia e Neurocirurgia do Pantanal Mato-Grossense em Cáceres. “A gente conseguiu trazer vários profissionais de Cuiabá, e também o doutor André Giacomelli, que é de Curitiba, e um dos organizadores desse livro”, lembra Mayara. “Ele esteve aqui em Cáceres, palestrou, e foi muito bacana, porque foi o primeiro evento grande criado por acadêmicas e feito aqui no interior mesmo”.

O livro será lançado nos dias 1, 2 e 3 de novembro, em Curitiba, durante o ‘III Encontro Interligas De Neurocirurgia da ABNc’. O evento é realizado pela Academia Brasileira de Neurocirurgia. Mais informações sobre ele AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet