Olhar Conceito

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Notícias / Política Cultural

Equipe do Rumos Itaú Cultural vem a Cuiabá divulgar e explicar edital de financiamento de projetos

Da Redação - Isabela Mercuri

02 Set 2019 - 14:00

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Equipe do Rumos Itaú Cultural vem a Cuiabá divulgar e explicar edital de financiamento de projetos
Uma equipe do programa ‘Rumos Itaú Cultural’, um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do Brasil, estará na sala Anderson Flores do Cine Teatro de Cuiabá, na próxima quinta-feira (5), para esclarecer dúvidas dos produtores sobre o edital Rumos 2019/2020. Tânia Rodrigues, gerente do núcleo de Enciclopédia do Itaú Cultural, e Marcos Cuzziol, gerente de Inovação, serão os representantes. O evento acontece das 19h às 21h.

Leia também:
Sistema de bibliotecas de MT é o único do país contemplado em edital e receberá R$127,9 mil para projetos

Cuiabá será a primeira cidade a receber o evento, que vai, depois, para as outras 25 capitais e o distrito federal. A proposta, de acordo com a assessoria, é apresentar o edital aos artistas, pensadores, pesquisadores, gestores da cidade e interessados no assunto, esclarecer dúvidas e também trocar informações.

Criado há 22 anos, o Rumos é um dos primeiros editais do Brasil. O instituto, fundado em 1987, fomenta a produção e a difusão de trabalhos de artistas, produtores e pesquisadores brasileiros há mais de três décadas. A iniciativa já recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior.

As inscrições para o edital 2019-2020 abrem nesta terça-feira (3), e devem ser feitas pelo SITE até às 23h59 de 18 de outubro – horário de Brasília.

Em toda a história do ‘Rumos’, já foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de sete milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Na edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros. 

Serviço

Data e hora: quinta-feira (05.08), das 19h às 21h
Local: Cine Teatro Cuiabá, Sala Anderson Flores (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 247, Centro)
Mais informações: (65) 3613-0240 e mtcriativo@secel.mt.gov.br

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet