Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

para aliviar a secura

Especialista explica porque existem águas termais e quais são os benefícios para a saúde

Foto: da Assessoria

Especialista explica porque existem águas termais e quais são os benefícios para a saúde
Balneários de águas termais naturais estão espalhados por todo o país e, especialmente em Mato Grosso, há pontos em Santo Antônio de Leverger, em especial no Parque Estadual das Águas Quentes, Juscimeira, Rondonópolis, Poxoréu e Primavera do Leste. Conhecidas por suas propriedades benéficas à saúde, as águas quentes vêm das ‘profundezas’ do solo.

Leia também:
Gruta de Barra do Garças ganha destaque na BBC: seres míticos ou gravuras rupestres?
 
Segundo o gestor ambiental Joab Almeida Silva, mestre em recursos hídricos, estas águas são provenientes da chuva. "As águas termais são águas de chuvas que penetram no solo chegando à superfície com temperatura muito elevada e profundidade entre 1.500 a 3 mil metros", explica.
 
Ainda de acordo com ele, rochas mineralizadas fazem pressão sobre as águas, que quando sobem, não têm tempo de resfriar e ficam aquecidas pelo fenômeno denominado de gradiente geotérmico. "As águas que não escoam para rios, lagos ou oceanos, ficam confinadas em aquíferos, que pelo contato com as rochas quentes, também vão ganhando pressão. Se houver rachadura nas rochas, ela encontra esse caminho e escapa depressa para o topo, perdendo um pouco do calor, formando assim a fonte de água termal".
 
Criado em 1978, o Parque Estadual Águas Quentes, administrado pela Rede de Hotéis Mato Grosso, foi a primeira unidade de conservação de Mato Grosso a ter uma estrutura de pousada e piscinas termais naturais. O hotel fica na região da Serra de São Vicente, a cerca de 85 km de Cuiabá.
 
Na região das Águas Quentes, os visitantes podem conhecer e desfrutar de quatro piscinas naturais de águas termais de origem subterrânea, com fontes que variam entre 33 a 42 graus. "Com a infiltração da água da chuva no topo da Serra de São Vicente, a água quente sofre uma pressão muito grande e aflora pelas fraturas das rochas", reforça o especialista. 
 
As águas termais melhoram o sistema respiratório, devido ao vapor liberado funcionar como um filtro natural e proporcionar efeito descongestionante para os incômodos provocados por gripes, resfriados e rinite alérgica, além de relaxar membros e aliviar dores reumáticas, auxiliar na pressão arterial e amenizar o cansaço físico e mental.
 
O Hotel Mato Grosso Águas Quentes está localizado no km 77 da BR-364, na Serra de São Vicente, em Santo Antônio do Leverger. Para mais informações acesse: www.hotelmt.com.br.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet