Olhar Conceito

Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Notícias / Saúde e Beleza

Grupo de palhaços inicia projeto para levar alegria ao Complexo Hospitalar de Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

13 Set 2019 - 08:18

Foto: Divulgação

Grupo de palhaços inicia projeto para levar alegria ao Complexo Hospitalar de Cuiabá
Um grupo de palhaços passou a animar o Complexo Hospitalar de Cuiabá na última semana, levando alegria aos colaboradores, pacientes e acompanhantes. Conhecido como ‘Augustus’, o coletivo utiliza a metodologia de humanização para levar humor e gentileza para as pessoas nos hospitais. A palhaçoterapia é reconhecida pelo Ministério da Saúde e propõe espalhar amor aos pacientes.

Leia também:
Grupo oferece exercício sistêmico, Barras de Access e atendimento psicológico ‘a serviço da vida’

De acordo com a assessoria, a visita do Grupo Augustus tornou-se parte da rotina do hospital desde a última segunda-feira (9), e deve acontecer uma vez na semana. O objetivo do hospital é trazer um momento de descontração para todos os espaços do Complexo Hospitalar de Cuiabá.  

Segundo a gerente de enfermagem Fabiana Miranda, a atividade foi pensada inicialmente em razão da equipe que mais adoece e sofre de depressão ser a de enfermagem. A atividade, no entanto, foi estendida aos outros colaboradores, pacientes, acompanhantes em razão da necessidade de trazer alegria para todos que circundam o hospital.

"Hoje a equipe de enfermagem é a mais afetada com quadros depressivos, pensando assim, nós aproveitamos a campanha do setembro amarelo para iniciar essas atividades no Complexo Hospitalar de Cuiabá. As visitas serão semanais daqui para frente e todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes serão contagiados com a alegria do Grupo "Augustus", afirma.

O palhaço dentro de um hospital surgiu no ano de 1980, com o oncologista Patch Adams, que buscava melhorar o ambiente hospitalar, a relação do médico e paciente, além de humanizar um espaço, geralmente, triste e melancólico. O palhaço Pachecovisquis do Grupo Augustus, interpretado pelo agente de turismo Alexandre Pacheco, declara que o foco é trazer alegria para toda a equipe.

"A nossa intenção é tirar um sorriso das pessoas, cada quarto é um teatro que a gente faz para o paciente, queremos que a pessoa esqueça o que está passando nem que for por alguns minutos. Nossa ação se estende também para toda a equipe, enfermeiros, seguranças, atendentes, porque queremos contagiar todos os presentes com alegria e amor", afirma.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Elaine
    14 Set 2019 às 09:23

    Linda iniciativa, parabéns!!!

  • Lucas
    13 Set 2019 às 09:31

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet