Olhar Conceito

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Notícias / Cinema

Artista chileno produz websérie documental sobre corpo e território em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

13 Set 2019 - 14:12

Foto: Divulgação

Artista chileno produz websérie documental sobre corpo e território em Cuiabá
O artista chileno multidisciplinar Sebastián Soto Álamos realiza, em Cuiabá, uma websérie documental, em parceria com artistas e produtores locais. ‘Mover’ – nome que faz jogo de palavras entre ver e mover, aludindo ao encontro entre cinema e corpo – tem por objetivo fazer um mapeamento sensitivo da cidade, divulgar a cultura local matogrossense, mostrar paisagens visuais e pontos históricos com alto valor cultural e patrimonial.

Leia também:
Secretaria de cultura quer criar comissão para atrair produções cinematográficas nacionais para MT

De acordo com a assessoria, os episódios apresentam diversidade estética e de conteúdo, abordando áreas como dança, teatro, performance, educação, pesquisa, design entre outros. Os parceiros da produção são Lucas Koester, Theatro Fúria, Aline Fauth, Oz Ferreira (Chapada dos Guimarães), SpectroLab e grupo de Siriri Flor de Atalaia.

A produção conversa com pessoas, grupos e coletivos de Cuiabá e Mato Grosso, vinculados a práticas e saberes que tem alguma relação com corpo e território. “A intenção do projeto é dar visibilidade, mostrar as diferenças, semelhanças e pontos de encontro entre os entrevistados, a sua relação com o território, cultura contemporânea e imaginário matogrossense — quando falamos de território pode ser entendido a nivel cidade, estado, país, América latina ou o corpo mesmo”, explica a assessoria.

A divulgação da websérie será no canal do Youtube. Até o momento, só foram publicados ‘teasers’. Também há divulgação através do Instagram. Futuros desdobramentos artísticos incluem parcerias e co-produções Chile-Brasil.

O idealizador Sebastián Soto Álamos é artista visual, dançarino, audiovisualista, realizador de animação stop-motion e produtor cultural. Formou-se em Artes Plásticas na Universidade do Chile, onde também fez Dança. Com uma experiência de oito anos em produção artística e educação, o seu trabalho centra-se na multidisciplinaridade onde corpo, imagem e cinema se encontram.

Sebástian também ministra oficinas e cursos de arte, animação, yoga e dança em diferentes espaços e com diferentes grupos de pessoas, além de fazer cursos e seminários em dança, yoga, performance e outros conhecimentos.

Em 2017, fez um curso de Animação em Stop-motion na Academia de Animação de Barcelona, onde profissionalizou seus conhecimentos na área. Atualmente, mora em Cuiabá, na busca de expandir suas experiências artísticas e colaborações com artistas locais.

Serviço

Projeto Mover
YOUTUBE
INSTAGRAM
Email: mover.webserie@gmail.com

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet