Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

abertura nesta quinta

Peças de 21 etnias integram mostra sobre os povos indígenas de MT no MISC

Foto: Luiz Alves / Prefeitura de Cuiabá

Peças de 21 etnias integram mostra sobre os povos indígenas de MT no MISC
Mais de oitenta peças de 21 etnias diferentes integram a mostra ‘Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos’, que abre as portas nesta quinta-feira (19) no Museu da Imagem e do Som (MISC), na capital mato-grossense. A exposição estará aberta a visitação por um mês, de segunda a sábado, das 8h às 18h.

Leia também:
Modelo que mora em Nova York assume romance com indígena de Mato Grosso

As etnias com  materiais expostos são: Aikaka, Enawenê-Nawê (Mato Grosso), Galibi (Amapá), Kalapalo (Mato Grosso), Kamaiurá (Mato Grosso), Karajá (Mato Grosso, Tocantis e Pará), Karipuna (Rondônia), Kayabi (Mato Grosso e Pará), Kayapó (Mato Grosso e Pará), Kuikuro (Mato Grosso), Kuripako (Amazonas e Colômbia), Mamaindê (Mato Grosso), Matipu (Mato Grosso), Mehinako (Mato Grosso), Nafukwá (Mato Grosso), Nambikwara (Mato Grosso e Rondônia), Palikur (Amapá e Guiana Francesa), Surui (Rondônia), Umekutura (grafia a ser verificada), Waurá (Mato Grosso), Xavante (Mato Grosso).

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, a curadoria da mostra é do Museu do Índio, do Rio de Janeiro, e do Centro Cultural Ikuiapá, ambos vinculados à Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Estão expostos tapetes, quadros, utensílios da vida cotidiana e peças de uso em rituais indígenas.

A mostra é uma homenagem aos primeiros da terra, um reconhecimento a sua importância e contribuição material e imaterial. A realização é uma parceria entre o Centro Cultural Ikuiapá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Todas as peças têm suas descrições etiquetadas e durante a visita, um profissional da FUNAI estará no local para auxiliar na compreensão do patrimônio imaterial. O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

Serviço

Abertura da exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos
Quando: quinta-feira (19), às 19h – entrada gratuita
Onde: Museu da Imagem e do Som, Rua 7 de setembro, 1 – Centro Histórico de Cuiabá
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet