Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

SETEMBRO AMARELO

Unimed realiza palestra gratuita sobre suicídio e automutilação nesta quinta

Foto: Reprodução

Unimed realiza palestra gratuita sobre suicídio e automutilação nesta quinta
A Unimed, por meio do Núcleo de Medicina Preventiva Viver Bem, realiza na próxima quinta-feira (26), às 19h, a palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”, ministrada pela psiquiatra Luana Peres Frick. O evento é exclusivo para os clientes da cooperativa e será feito no Espaço Cuidar, localizada no Complexo de Saúde Unimed Cuiabá na Rua Barão de Melgaço nº 2057.

Leia mais:
Em palestra sobre o desenvolvimento de adolescentes, especialista orienta pais a driblar afeto e autoridade

“A automutilação pode mascarar algum tipo de transtorno mental, como os transtornos do controle do impulso, do humor ou de personalidade, por exemplo. O indivíduo está em um sofrimento mental tão grande que uma das maneiras que ele tem para expressar esta dor é através de um sofrimento físico, autoprovocado. Sintomas como esses jamais devem ser ignorados, porque podemos estar diante de um transtorno mental grave, com risco suicida”, destacou o psiquiatra Pedro Balata, coordenador médico do Programa Mente Saudável.

O tema da automutilação foi escolhido por conta no aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. 

O tema da automutilação foi escolhido por conta no aumento dos casos registrados em consultórios. Trata-se de um comportamento de autodestruição com origem no desejo de punir a si mesmo. Para Pedro Balata, ocorrências dessa natureza devem ser compreendidas como um sinal de que algo não vai bem.

“Essa campanha é global e mobiliza a sociedade para discutir a prevenção ao suicídio. A nossa intenção é promover um momento de debate para trazer informações a respeito do suicídio e dos temas relacionados, como a depressão. Vamos mostrar que há prevenção, tratamento e que as pessoas podem receber ajuda antes de uma tentativa de tirar a própria vida”.

O evento é exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá. Para se inscrever, acesse o formulário disponível aqui.

Serviço
O que: palestra “Suicídio e Automutilação na Adolescência”. Evento exclusivo para beneficiários da Unimed Cuiabá.
Quando: 26 de setembro (quinta-feira), às 19h.
Onde: edifico Espaço Cuidar, ao lado do Pronto Atendimento da Unimed Cuiabá. Situado na Rua Barão de Melgaço, nº 2057.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet