Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

rampa aberta

A todo vapor: Associação de patins mantém aulas e práticas na Arena e planeja circuito estadual

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Guilherme Henrique pratica o esporte há 20 anos

Guilherme Henrique pratica o esporte há 20 anos

Todos os dias, por volta das 17h, quem for à Arena Pantanal encontrará um grupo de pessoas andando de patins. Tem de todo tipo: crianças aprendendo, atletas fazendo manobras na rampa, senhorinhas se exercitando, e outros aproveitando o esporte como um lazer entre amigos. Há cerca de dez anos, o mineiro Guilherme Henrique Chaves, hoje com 34, quis instalar um local fixo para a prática em Cuiabá. Hoje ele é presidente da Associação de Patins de Mato Grosso, ministra aulas e organiza do Circuito Mato-Grossense, que terá sua 15ª edição no próximo dia 27 de outubro.

Leia também:
‘Braavos Ciclismo Indoor’ oferece monitoramento individual e acompanhamento pelo celular

A história pessoal dele com o esporte, no entanto, é mais antiga. “Eu comecei incentivado por amigos e familiares, e com 15 anos a gente formou, em Goiânia, a primeira equipe”, contou ao Olhar Conceito. Foi Guilherme e seus amigos que fizeram o primeiro Half Pipe de 3 metros e 40 (a rampa em formato de U), além do campeonato onde foi lançada a atleta Fabíola da Silva. Em Mato Grosso, foi ele quem emprestou os primeiros patins a Michel Prado, patinador profissional que nasceu em Várzea Grande, e hoje vive em Barcelona, patinando a USD e a Gawds, principais marcas do mundo no ramo.

O primeiro campeonato que organizou em Cuiabá aconteceu na segunda edição do Festival Calango, em 2003. “Numa época eu estava na casa de um amigo meu, sentado, o Caio virou e falou: vamos fazer um campeonato no segundo Kalango da UFMT? E eu falei, vamos. Não tinha nada, eu só andava de patins”, lembra.

No dia seguinte à conversa, ele começou a fazer a rampa e os outros obstáculos com as próprias mãos. No dia do evento, cerca de 500 pessoas – entre patinadores e skatistas – participaram. Desde então, ele se compromete a realizar dois circuitos por ano.

“Nosso trabalho é voltado para a profissionalização dos atletas, para eles entenderem como é o mercado, as pistas... tem uma consultoria referente aos equipamentos - porque às vezes o pessoal compra de qualquer jeito, e o equipamento tem a ergonomia, tem as marcas específicas que a gente tem que comprar para não machucar”, explica.

Na Arena Pantanal, o trabalho feito é tanto este de assessoria, quanto de aulas privadas e somente de lazer. Uma das aulas, Thayla Martins, tem apenas oito anos, mas tem vontade de ser uma profissional. Ela começou a patinar sozinha aos três, e a fazer aulas aos sete. Hoje, tem até um canal no Youtube

Thayla Martins (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Apesar da oportunidade das aulas particulares, as rampas e pistas da associação estão sempre abertas e à disposição de quem quiser– Guilherme só pede que usem os equipamentos de segurança adequados. Para participar da Associação, basta falar com ele. As doações mensais não são obrigatórias.

Circuito Mato-Grossense

A 15ª etapa do Circuito Mato-Grossense acontece no próximo dia 27 de outubro, na própria Arena. Os participantes poderão competir nas categorias infantil e open, rampa e pista, e street (corrimões e rampa de salto). Os juízes são patinadores experientes, e os vencedores levam para casa medalhas e trofeus.

“A gente está tentando fazer o trabalho a nível nacional. Os eventos, o circuito, são exatamente para as pessoas entenderem como funcionam os eventos lá fora. Tem várias outras modalidades, não só as que a gente faz aqui, mas é para a pessoa ter uma noção de como é”, explica Guilherme.

Segundo ele, ainda não é possível fazer um campeonato profissional em Cuiabá. No entanto, as qualificações ‘iniciante, amador e open’ são aplicadas para que o atleta conheça como funciona a gradatividade.

Serviço

Circuito

Associação de Patins de Mato Grosso - FAN PAGE
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet