Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

PANTANAL COZINHA BRASIL

Univag recebe oficinas de cozinha afetiva baiana, drinks com banana e mais em congresso de gastronomia

Foto: da Assessoria

Univag recebe oficinas de cozinha afetiva baiana, drinks com banana e mais em congresso de gastronomia
A Cozinha Experimental do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) recebe, nos próximos dias 11 e 12 de outubro, oficinas de gastronomia que fazem parte da programação do congresso ‘Pantanal Cozinha Brasil’. Alguns dos profissionais participantes são, por exemplo, o Chef Fabrício Lemos que está à frente do Restaurante Origem e Ori em Salvador, e a chef Renata Vanzetto, de São Paulo, Lisiane Arouca, além do especialista em méis, Eugênio Basile, Chief Executive Officer (CEO) da Mbee.

Leia também:
Maior festival de hambúrgueres de MT chega à 5ª edição com sanduíches a R$20

A programação completa do congresso conta com atividades para o público geral que se interessa por gastronomia, para profissionais da área e estudantes de gastronomia, com oficinas práticas e palestras com chefs de cozinha de projeção nacional e regional.

As oficinas práticas no Univag serão ministradas em dois horários: às 09h e 13h30. As inscrições para as oficinas práticas de culinária podem ser feitas diretamente pelo link no site.

Entre os chefs regionais convidados estão nomes como Ariani Malouf, Carol Manhozo, Hugo Rodas, Fernando Mack, Marcelo Cotrim, Tarso Quadros, Ângela Guedes, Cristiane Caldeira, Bábara Bongiglio, Francyni Rabaioli, os especialistas em churrascos Fernando Bello, Lammonyel Moraes e Thiago Suiço, bem como os mestres boulangers Marcelo Oliveira, Marcos Almeida e Célia Tabacchi.

Confira a programação no Univag:

- 11 de outubro - 09h - Cozinha afetiva baiana que conquistou o Brasil, com o Chef Fabrício Lemos que está à frente do Restaurante Origem e Ori em Salvador-BA. Com harmonização de vinhos Big Lar.
 
- 11 de outubro - 09h - Chocolate não te faz perguntas: Ele te entende!, com a Chef Pâtisserie Lisiane Arouca, do restaurante Origem e Ori em Salvador-BA.
 
- 11 de outubro - 13h30 - Memórias afetivas de uma caiçara, com a  Chef Renata Vanzetto, de São Paulo. Com harmonização de vinhos Big Lar.
 
- 12 de outubro - 09h - Delícias do Pantanal: Drinks com banana e Bolinho Dito Verde, com o Chef Bruno Kimura.
 
- 12 de outubro - 09h - Folheados e Croissants: Ponte aérea Cuiabá/Paris, com o Chef Marcelo Oliveira, da Bakehouse 44.

- 12 de outubro - 13h30 - Dream team: Alta gastronomia, altas emoções. Com harmonização de vinhos Big Lar. Chefs convidados: Ariani Malouf (Restaurante Mahalo), Carol Manhozo (Restaurante Flor Negra) e Hugo Rodas (Restaurante Seu Majó).

Pantanal Cozinha Brasil

João Carlos Caldeira (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Realizado pela 5ª vez em Cuiabá, o ‘Pantanal Cozinha Brasil’ é idealizado pelo empresário e professor de Gastronomia do Univag, João Caldeira. Neste ano, o tema é “O alimento, a cozinha e a vida das pessoas”, o ingrediente especial é a banana, e o homenageado do ano é o empresário Jean Biancardini, proprietário do Restaurante Regionalíssimo, em Cuiabá.

O pré-lançamento do evento aconteceu na última quinta-feira (3), no Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste, e contou com a presença de convidados especiais e a imprensa. “O objetivo desse evento é valorizar a cultura gastronômica local. Claro que a gente traz grandes personalidades do país todo, mas o objetivo é valorizar o produtor daqui, o nosso produto, os nossos restaurantes, a nossa culinária, a gente a cada ano escolhe um ingrediente, esse ano a gente escolheu a banana como o ingrediente do ano. E a gente sempre tem um tema e uma discussão”, comentou João na ocasião.

No total, são mais de 40 atividades, comjantares especiais em quatro restaurantes, oficinas de culinária, oficinas de confeitaria, de panificação, de drinks e palestras. As palestras e workshops são pagos, mas 80% das atividades do Congresso são gratuitas.

Mais informações e inscrições pelo SITE.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet