Olhar Conceito

Terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Notícias / Artes visuais

Após polêmica, rosto de Greta é coberto por desenho de araras em Sinop

Da Redação - Isabela Mercuri

06 Out 2019 - 16:20

Foto: Reprodução / Facebook

Após polêmica, rosto de Greta é coberto por desenho de araras em Sinop
O rosto da ativista sueca Greta Thunberg foi coberto pelo desenho de duas araras, uma vermelha e uma azul, no viaduto da comunidade São Cristóvão, em Sinop (500km de Cuiabá). O artista Paixão Oliveira, autor do novo grafite, publicou fotos em suas redes sociais neste domingo (6). O desenho original, do acreano Matias Souza, foi apagado após reclamações dos vereadores e moradores da cidade.

Leia também:
Após pressão de vereadores e população, grafite de Greta Thunberg será apagado em Sinop

A polêmica aconteceu no início da semana. Logo após Matias terminar seu trabalho, o grafite foi pixado com a frase ‘Lula ta preso’. A imagem também ganhou uma mancha vermelha, em alusão a sangue. No último sábado (5), o artista do Acre se manifestou em suas redes sociais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Eu olho pra essa foto e fico pensando... como o desenho de uma menina de 16 anos pode gerar tanto ódio? Primeiro tentaram desmoralizar a arte, picharam coisas sem sentido, depois jogaram "sangue". No país que mais mata ambientalistas no mundo todo (164 só em 2018), o que isso quer dizer? Uma ameaça de morte à menina? Uma ameaça de morte a quem pensa diferente? Estamos vivendo dias tenebrosos em que a nossa constituição tem sido pisada todos os dias! O artigo 5° garante que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença", mas não é isso que temos presenciado. O desenho da menina se foi, mas podem ter certeza que suas ideias continuam se multiplicando pelo mundo. Existem milhares de Gretas e Raonis pelo mundo, pessoas que lutam todos os dias por um mundo melhor para todos. Como eu disse desde o início, meu objetivo com esse desenho era provocar o debate e isso foi feito. Sabe por quê? Porque o brasileiro está perdendo a capacidade de dialogar, e tudo o que está acontecendo só corrobora com isso. Gente que não suporta o contraditório, gente que acredita que se pode resolver tudo à força. Mas apesar dessas pessoas, ainda tem gente que se indigna com tudo isso. Saímos mais fortes, porque a arte é efêmera e se renova todos os dias. #VivaaLiberdadedeExpressão #TVcrew #Art #Arte #StreetArt #Brazil #Brasil #Bresil #Grafite #Censura #MatoGraff2019 #Meioambiente #Naturaleza #Amazonie #Amazonia #Graffiti #GraffitiéArte

Uma publicação compartilhada por MΔTIΔS SΩUZΔ (@matiasartes) em



O caso ganhou repercussão nacional, foi divulgado pela imprensa de cidades como São Paulo, e tornou-se tema de discussão na Câmara dos Vereadores de Rio Branco. Em Cuiabá, o promotor da 7ª Promotoria de Justiça Cívil, Alexandre de Matos Guedes, imprimiu a imagem e colocou em seu gabinete. “O bom da arte e isso. Você tenta apagar, mas ela se reproduz”, afirmou, em seu Facebook. Artistas de Mato Grosso também publicaram uma carta de repúdio.

A arte foi feita durante o 1º Encontro Internacional de Graffiti — Matograff, que reuniu artistas de toda a América Latina na cidade, entre 24 e 26 de setembro.  Os vereadores afirmaram que o grafite não condizia com as regras do evento, pois deveriam ser feitos desenhos da fauna e flora de Mato Grosso.

Segundo o diretor de cultura do município de Sinop, Daniel Coutinho, a imagem de Greta foge às regras do edital. “Não será apagado devido à censura. Esse é um projeto de incentivo à cultura que foi feito pelos grafiteiros do município. E o tema é a fauna e a flora. Eles iam trabalhar elementos voltados à natureza, à floresta Amazônia, insetos, animais, enfim”, explicou.

Greta

Greta ganhou a mídia nos últimos dias, após fazer um discurso acalorado durante a Cúpula do Clima na ONU, no último dia 23 de setembro, em Nova York. Na ocasião, ela disse aos presentes: “Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E ainda assim, eu tenho que dizer que sou uma das pessoas com mais sorte (nesta situação). As pessoas estão sofrendo e estão morrendo. Os nossos ecossistemas estão morrendo”.

Após o discurso, a garota virou alvo de especulações e ‘fake news’. O próprio filho do presidente da república, Eduardo Bolsoanro, publicou uma foto falsa da garota em sua rede social Twitter. “"Vocês roubaram minha infância..." disse a garota financiada pela Open Society de George Soros” ironizou o deputado federal. Greta é um dos nomes indicados ao Nobel da Paz.

13 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Pedrão
    07 Out 2019 às 11:09

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Cuiabano
    07 Out 2019 às 09:50

    Podia ter desenhado uma moto-serra....Um avião agrícola. Representa melhor a região.

  • CURIMBATAMT
    07 Out 2019 às 08:29

    ESSE POVO DO AGRONEGÓCIO SÃO UNS BESTA MESMO . POIS CONTINUEM DESTRUINDO TUDO, DERRUBANDO A FLORESTA E JOGANDO VENENO NA NATUREZA. CAMBADA DE INCONSEQUENTES!

  • apolo
    07 Out 2019 às 07:52

    E o gado aplaude!!!

  • Isaias Ramos Pessoa
    07 Out 2019 às 07:47

    Quem é "Greta"?! É uma fissura? E esse grafiteiro, quem é? Manda ele pintar e/ou pixar as paredes da casa dele. Ninguém é obrigado a engolir as idéias (arte) dele.

  • MNuel
    07 Out 2019 às 06:33

    Quem e Greta? O que faz pela humanidade? Já ajudou alguém e algum Deus? Desculpa minha ignorância

  • Araraquara
    07 Out 2019 às 01:14

    Que lindas essas Araras, isso sim é arte e não uma menina que já é esquecida pela sociedade e apenas lembrada pela imprensa

  • Olavo
    07 Out 2019 às 00:13

    Parabéns sinop chega de balbúrdia, esculhaxa nosso país e tem vendido canhota querendo lacrar em cima disso vendidos para os globalistas, ecoterroristas, expuria de Jorge soros.

  • Cidadão de bens
    06 Out 2019 às 22:58

    Povo ignorante, estúpido, inculto e quem diria defender a natureza causaria ódio...eta gado!

  • Antônio
    06 Out 2019 às 20:54

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Redes Sociais

Sitevip Internet