Olhar Conceito

Segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Notícias / Cinema

Semana tem exibição de ‘Nós’, ‘O Som Ao Redor’ e exposições no MACP

Da Redação - Isabela Mercuri

07 Out 2019 - 14:06

Foto: Reprodução / Ilustração

Semana tem exibição de ‘Nós’, ‘O Som Ao Redor’ e exposições no MACP
A semana na Universidade Federal de Mato Grosso e no Cine Teatro de Cuiabá conta com uma série de atividades culturais, começando na terça-feira (8) e seguindo até sexta-feira (11) com filmes e exposições no Museu de Arte e Cultura Popular (MACP).

Leia também:
Cine Teatro terá mês dedicado ao diretor de 'Bacurau'; 'Crítico' é o filme desta terça

‘A história da eternidade’, de Camilo Cavalcante, será o primeiro exibido, na terça (8), durante a sessão Belo Belo, na sala Névio Lotufo no Cineclube Coxiponés, às 14 horas. O filme conta a história de Alfonsina (Débora Ingrid), que tem 15 anos e sonha conhecer o mar; Querência (Marcélia Cartaxo), que está na faixa dos 40; e Das Dores (Zezita Matos), já no fim da vida, que recebe o neto após um passado turbulento. As três vivem no sertão e compartilham sobrenome e muitos sentimentos.

No mesmo dia, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, ‘O Som Ao Redor’, de Kleber Mendonça Filho, integra o ciclo Encontros com Cinema. “A presença de uma milícia em uma rua de classe média na zona sul do Recife muda a vida dos moradores do local. Ao mesmo tempo em que alguns comemoram a tranquilidade trazida pela segurança privada, outros passam por momentos de extrema tensão. Ao mesmo tempo, casada e mãe de duas crianças, Bia (Maeve Jinkings) tenta encontrar um modo de lidar com o barulhento cachorro de seu vizinho”, diz a sinopse. Os ingressos são vendidos na bilheteria por R$4 (inteira) e R$2 (meia).

Na quarta-feira (9), a sessão Dias de Cinefilia traz o terror psicológico “Nós”, de Jordan Peele. Lançamento de 2019, o filme conta a história de Adelaide (Lupita Nyong'o) e Gabe (Winston Duke), que decidem levar a família para passar um fim de semana na praia e descansar em uma casa de veraneio. “Eles viajam com os filhos e começam a aproveitar o ensolarado local, mas a chegada de um grupo misterioso muda tudo e a família se torna refém de seus próprios duplos”. A exibição é às 14h, com entrada gratuita, na sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. A curadoria e mediação é do Gabriel Billy.

Já na quinta-feira (10), o Cine Caramelo terá três exibições:  “Bruxarias” (às 9h), “Peixonauta” (às 14h) e “Sinfonia Amazônica” (às 19h30), sempre no auditório do Centro Cultural, e com entrada gratuita.

Ainda no mesmo dia, a Sessão: doc exibe o documentário “Espero sua revolta”, de Eliza Capai, às 14h na sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés. A curadoria e mediação é de Karine Queiroz e Anna Carolina Melo. Também lançamento de 2019, o filme mostra um retrato do movimento estudantil que ganhou forças em 2015, ocupando escolas estaduais pelo Brasil.

Na sexta-feira (11) a sessão KinoMundo exibe “Mangue Negro”, de Rodrigo Aragão, às 14h, na sala Névio Lotufo do Cineclube Coxiponés, com curadoria e mediação de João Pedro Regis. O longa é independente é foi lançado em 2008. “Certo dia, em uma comunidade de pescadores e catadores tão pobre quanto fora do tempo, a natureza resolve mostrar seu lado macabro. Do manguezal de onde sai o mísero sustento emergem zumbis canibais. Ninguém sabe o que causa a “contaminação”. O que importa é fugir e sobreviver para fugir de novo. A cada mordida, pais, amigos e irmãos se transformam em criaturas abomináveis. Diante de um horror que não recua nem com a claridade do dia, que não poupa sequer peixes e crustáceos, um sobrevivente relutante e amedrontado se descobre hábil com o machado e péssimo na hora de se declarar para a morena que faz seu coração bater”, diz a sinopse.

Durante todo o mês de outubro, o Museu de Arte e Cultura Popular (MACP), aberto de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, traz as exposições “Da Sonoridade à Cor – O que sabemos sobre João Pedro Arruda?” e “Pintura e Verso”, de Pedro Espíndola. Além disso, acontece o Cinema Circulante e Inclusão Literária, caravana que exibe filmes e distribui livros gratuitamente em diferentes localidades.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet