Olhar Conceito

Domingo, 17 de novembro de 2019

Notícias / Cinema

Documentário sobre 25 anos do Plano Real é lançado em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

17 Out 2019 - 14:04

Foto: Divulgação

Documentário sobre 25 anos do Plano Real é lançado em Cuiabá
O documentário “Real 25 anos – Muito além de uma moeda” será lançado nesta sexta-feira (18) em Cuiabá, às 19h, seguido de um debate. O filme traz entrevistas com Fernando Henrique Cardoso, além de ex-ministros e economistas que trabalharam para a implantação do plano.

Leia também:
Festival de cinema infantojuvenil itinerante chega nesta quarta-feira a Cuiabá

O filme é uma produção do ‘Movimento Livres’, e seu coordenador, Junior Macagnam, será o mediador do debate. "É importante mostrar um pouco da história do nosso país, principalmente para nossos acadêmicos de hoje que não viveram essa época difícil, a inflação é o imposto mais nefasto que existe, e naquela época os mais afetados eram os que tinham menor renda. Vamos debater com os acadêmicos sobre os riscos que a inflação carrega e como uma má administração pública pode levar um país a falência", destaca Junior Macagnam.

O ‘plano real’ surgiu em um momento de hiperinflação da economia brasileira. Na memória dos mais velhos, ainda estão a desvalorização da renda da população a cada minuto, corrida nos supermercados e filas causadas pela escassez de alimentos.

A exibição do filme será no auditório da Faculdade de Cuiabá (Fauc), com entrada gratuita, e faz parte da Semana Acadêmica da instituição. No debate, também haverá a participação do professor Alfredo da Mota Menezes e do coordenador do curso de administração da FAUC, Edson Trombine Junior. "Vamos fazer uma reflexão do que o Plano Real trouxe para o país, a mudança que isso representou na vida dos brasileiros. É muito importante para nossos acadêmicos, principalmente para os administradores e economista participarem deste evento que agregará e muito na formação destes futuros profissionais", explica Edson Trombine.

O documentário traz, além de FHC, entrevistas com os ex-ministros Pedro Malan e Rubens Ricupero e os principais economistas responsáveis pela concepção do plano, como Persio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco e Elena Landau. "Normalmente quem leva os créditos pela criação do plano Real é quem estava no poder, no caso o FHC, mas não podemos deixar de ressaltar o excelente trabalho dos economistas envolvidos no projeto", ressalta Macagnam.

Serviço

Lançamento do documentário; 25 anos Plano Real – Muito além de uma moeda
Onde: FAUC Faculdade Cuiabá, Avenida Dom Aquino, nº 38
Quando: Sexta-feira 18 de outubro
Horário: 19 horas

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • DELCIO JANKE
    17 Out 2019 às 20:40

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Isabel Torella di Romangliano
    17 Out 2019 às 16:21

    Uma pena não citar o principal envolvido, o presidente Itamar Franco , sem a vontade dele não teríamos real. FHC surfou apenas no sucesso e foi premiado a presidência. O FHC por alguns momentos quase pós o projeto a perder. Estude muito , poiso documentário tem tudo pra ser um sucesso.

  • Emilio
    17 Out 2019 às 15:59

    Na verdade quem estava no poder era Itamar Franco. Ele era o presidente da República, e foi ele que nomeou FHC ministro da fazenda. Espero que o filme tenha dado crédito ao Itamar Franco também.

  • Zumbi do espaço
    17 Out 2019 às 14:53

    Saudades dr FHC , o Brasil era estável economicamente, sem essas picuinhas e babaquices de hoje em dia. Tomara que ele volte.

Redes Sociais

Sitevip Internet