Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

multiplataforma

Artistas de Cuiabá criam projeto ‘Flor.é.ser’ em alusão ao Outubro Rosa

Foto: Empório da Foto

Rubi Reolon

Rubi Reolon

Em alusão ao Outubro Rosa e à prevenção ao câncer de mama, a artista plástica Rubi Reolon, a comunicadora Ana Gabriela, a arquiteta Mirela Pimenta e a personal stylist Angela Dalastra criaram, neste mês, o projeto ‘Flor.É.Ser’. Em diversas plataformas, como foto, vídeo e texto, o objetivo da ação é trabalhar a ideia da mulher como alguém potente, que pode florir mesmo após a poda de alguns galhos secos. Em breve, o material será exposto no Goiabeiras Shopping. 

Leia também:
Fotógrafo e arquiteto criam campanha de fotos e frases inspiradoras para o Outubro Rosa

Segundo a multiartista Rubi, a ideia surgiu ainda em janeiro, quando Ana Gabriela, responsável pelo Inter.ag, a convidou. “A nossa proposta foi tomar um partido um pouco mais psicológico, de abraço caloroso, um abraço floral de aconchego, de potencializar o intuito do ser feminino, que é muito potente. Nós mulheres temos uma potência muito intrínseca, e a ideia do projeto foi realçar essa potência, ofertar essa imagem para que as mulheres se sintam refletidas”, explica.

Após o convite, as duas decidiram chamar mais pessoas. Junto à Mirela e Angela, foi criado o conceito, através do olhar de cada uma das diferentes áreas. “Fazer essa metáfora da floração com a mulher eu acho muito pertinente, e minha pesquisa artística vai muito de encontro com esse olhar”, explicou Rubi. “É uma maneira de deixar mais claro, de simplificar, e talvez guiar uma linha de raciocínio, uma linha de sentimento, onde a mulher se encontre, de fato, nessa potência do florescimento, de transformação”.

Segundo a artista, o objetivo do projeto é falar sobre a percepção do autoconhecimento feminino. “A ideia de representar as flores, de representar a sensibilidade, o sentir da nossa natureza, foi em função disso... para despertar essa sensibilidade de sentir a expressão, de parar um segundo do dia e poder se conectar com a nossa essência”.

Além das fotos e do vídeo, Rubi escreveu uma poesia para o projeto. Ela, que também é artista plástica, escultora e trabalha com estamparia, conta que também tem o sonho de lançar um livro-arte com seus poemas. Leia ‘Flor.É.Ser’:

Flor-É-Ser: Florescer

O poder de ser.
Ser humano, Ser mulher...
Ser broto e flor,
Ser flor é Ser, Florecer.

Mulher que em sí encontra o poder,
O poder da essência feminina que transborda, transforma toda a dor em nada e o nada que for em tudo que há de mais belo.

Descubra-se, Desnude-se, Sinta-se.
Permita que o mundo tenha a oportunidade de ver florescer o jardim que há em você.


Também foram parceiros do projeto a fotógrafa Kamilla Almeida; Empório da Foto; Tex Norte Tecidos; videomaker Jorge de Figueiredo; Grasi Picolli; Romy Furlan; Michel Klisman; Shani Ferreira; Cenara Girardi; Duda Fernandes; Bohemi; Arranjos Express Cuiabá; Green Sabores Naturais e Jymmy Burger.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet