Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

na escola

Estudantes de Mato Grosso desenvolvem projeto sobre arte africana e indígena

Foto: Reprodução / Seduc

Estudantes de Mato Grosso desenvolvem projeto sobre arte africana e indígena
Alunos do 7º e 9º ano da Escola Estadual Luiza Nunes Bezerra, localizada no município de Juara (709km de Cuiabá), participaram neste ano do projeto ‘arte na telha’, e aprenderam sobre arte africana e indígena. A ideia foi da professora Brunna Carolina Rechi, que ajudou a desenvolver os projetos.

Leia também:
Artistas de Cuiabá criam projeto ‘Flor.é.ser’ em alusão ao Outubro Rosa

O objetivo, de acordo com Brunna, é mostrar os valores étnicos, morais e religiosos, característicos dos povos africanos e indígenas. “Trata-se de uma arte extremamente representativa, que chama atenção pela sua forma e estética dos simples objetos de uso diário”, afirma.

Os alunos fizeram o trabalho com telhas de barro e tela de tecido, além de tintas coloridas e fortes. As pinturas ensinadas a eles são usadas na decoração das paredes dos palácios reais, celeiros, das choupas sagradas da época.

A “arte na telha” contextualiza a representação da figura humana na história, além do folclore e suas manifestações artísticas. “Sem falar que possibilita que o aluno se expresse através do desenho, escultura, arquitetura, da dança, objetos artesanais e da pintura. É uma forma de valorizando a cultura dos povos africanos na sua essência, que são as contribuições dos povos afro para a economia brasileira”, frisa a professora.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet