Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

com UFMT

Sinop energia leva Museu Itinerante a alunos do projeto 'Bombeiros do Futuro'

Foto: Assessoria

Sinop energia leva Museu Itinerante a alunos do projeto 'Bombeiros do Futuro'
Alunos do projeto ‘Bombeiros do Futuro’, do município de Cláudia (567km de Cuiabá) conheceram diversas formas de vida animal e vegetal da Amazônia de Mato Grosso na exposição do ‘Museu Itinerante’, realizada pelo Sinop Energia, Concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop.

Leia também:
Estudantes de Mato Grosso visitam museus da capital com projeto 'Caminhos da Cultura'
 
A atividade faz parte de um projeto de extensão do Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) da UFMT, que busca ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o universo dos animais e das plantas, fazer um alerta a respeito dos fatores que podem causar o desequilíbrio natural e despertar o interesse dos jovens para as ações que visam a preservação do meio ambiente.
 
O evento aconteceu no último sábado, dia 19 de outubro. A programação foi dinâmica, com uma parte teórica conduzida pelos técnicos do PEA, e a parte prática pela equipe do museu. Segundo Jaqueline Pysklevitz, analista Socioambiental da Sinop Energia, a atividade foi um sucesso em razão do empenho das instituições envolvidas. “A Educação Ambiental só acontece na prática quando há o envolvimento e comprometimento de vários autores e, especialmente, o envolvimento da sociedade”, afirmou.
 
Já o representante do Museu Itinerante, Ivanildo Fagner Ferreira, disse que a ação é fundamental para despertar a sensibilidade dos jovens e da população sobre a importância da fauna e da flora local. “Nosso objetivo é levar todas essas informações além dos muros da universidade, ou seja, o conhecimento sobre a nossa biodiversidade não deve ficar restrito aos acadêmicos”.
 
Claudevânia Anderle, secretária de Educação do Município de Cláudia, acredita que atividades como esta são extremamente importantes para a formação dos alunos da rede pública. “As crianças têm a oportunidade de vivenciar e conhecer a diversidade da fauna e da flora da região e, ainda, trazer sua família para aprender também”.

Valdemar Campos, um dos responsáveis pelo Projeto Bombeiros do Futuro, por fim, relatou que a exposição foi alegre e produtiva, porque após a teoria, os alunos viram de perto os animais e a exuberância da flora do estado de Mato Grosso. “Isso faz com que os jovens valorizem cada vez mais a natureza e aprendam a conservá-la, foi muito gratificante ver como eles e seus familiares ficaram maravilhados”. O Museu Itinerante da Flora e da Fauna da Amazônia Matogrossense já foi exibido para alunos de escolas de Sinop e Sorriso e ainda será levado para outras localidades.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet