Olhar Conceito

Terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Notícias / Artes visuais

Mato-grossense expoente do expressionismo figurativo abre exposição em São Paulo

da Redação - Isabela Mercuri

28 Out 2019 - 11:02

Foto: Divulgação / Sebastião Mendes

Mato-grossense expoente do expressionismo figurativo abre exposição em São Paulo
Uma exposição de 25 obras do artista plástico mato-grossense Sebastião Mendes foi aberta no último sábado (26) em Vinhedo, interior de São Paulo, e segue até o próximo dia 26 de novembro. A mostra acontece no ‘Memorial Adélio Sarro’, e tem curadoria de Sandra Setti.

Leia também:
Exposição na AL apresenta obras do mato-grossense Valdivino Augusto de Miranda

De acordo com a assessoria, a abertura contou com apresentação do cantor de rock e folk rock nacional, Silvio Brito. A exposição ‘Brasilidades’ traz o essencial do artista, um dos grandes nomes das artes plásticas do país.

Sebastião ocupa a cadeira número três da Academia Brasileira de Belas Artes, por onde passaram grandes artistas como Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tarsila do Amaral, sendo esta última sua grande inspiração e influenciadora.

Pelos críticos, ele é considerado um dos principais nomes do Expressionismo Figurativo do Brasil. O artista caracteriza-se pela abordagem do cotidiano bucólico, interiorano, ao retratar sua raiz pantaneira, com traços que chamam a atenção pela sobreposição de cores, luminosidade e leveza.

Mendes é autodidata, e começou a desenhar e pintar aos oito anos de idade. Aos 16, anos participou de sua primeira exposição coletiva e, em 1995, começou a expor seus trabalhos pela Europa, passando por países como Alemanha, Portugal, Itália, França, Bélgica, Espanha, Suíca, dentre outros.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet