Olhar Conceito

Domingo, 17 de novembro de 2019

Notícias / Cinema

Primeiro episódio de websérie discute o Future-se e seus impactos na educação; Assista!

Da Redação - José Lucas Salvani

04 Nov 2019 - 16:59

Foto: Reprodução

Primeiro episódio de websérie discute o Future-se e seus impactos na educação; Assista!
A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso (Adunemat) lançou, nesta segunda-feira (4), o primeiro episódio da websérie “Conhecimento em Prosa”, que visa debater a educação pública no estado. O programa Future-se é o primeiro tema a ser minuciado e traz como convidados Edna Sampaio, vice-presidente da associação, e o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Aldi Nestor.

Leia mais:
Assembleia da UFMT discute adesão ao programa Future-se e suas consequências nesta terça

“Uma vez que as universidades federais são atacadas, desmanteladas e destruídas pelo Future-se, você compromete todo o campo científico, acadêmico. Isso é uma coisa terrível que afeta na sequência, em efeito dominó, as universidades estaduais. Obviamente que o nosso sindicato também é contrário ao Future-se”, pontua Edna Sampaio no episódio.

O primeiro programa tem duração de 9 minutos é dividido em quatro blocos com discussões que atravessam diretamente os problemas constatados com a implementação do Future-se, bem como o posicionamento contrário de ambos os Sindicatos com relação ao programa do MEC. Os blocos são: contexto, o que é o Future-se, carreira docente e sindicatos. Assista.
 

O objetivo principal da websérie é o dialogar e refletir sobre questões que atravessam a educação pública, como a carreira docente, as lutas sindicais, além questões de cunho político, como os atuais ataques, desmonte da educação pública e cortes orçamentários.

A websérie será lançada mensalmente. O próximo episódio, previsto para dezembro, deve abordar as Ações Afirmativas, que são medidas temporárias que visam manter as universidades mais inclusivas.

Esta não é a primeira vez que a Adunemat aposta em webséries para propor discussões entre a população. Em outubro, a Associação trouxe o Adunemat na Rua. Com dois vídeos lançados até o momento, a websérie traz a opinião da população sobre os cortes que a educação sofreu no início de ano, greve e a importância dos professores no desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos.
 

Assembléia Geral

Nesta terça-feira (05), alunos, estudantes e trabalhadores técnico-administrativos se reúnem para debater a adesão do programa Future-se na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e suas consequências. A Assembléia Geral Unificada começa às 9h, no Ginásio da Universidade.

"É preciso discutir e deliberar sobre o projeto Future-se. Já são mais de 40 universidades, seja por Assembleia Universitária ou por meio dos conselhos deliberativos, já manifestaram posição contrária a esse programa do governo Bolsonaro que torna as universidades públicas reféns o capital privado. Este é um caminho ruim para educação superior brasileira", aponta a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (Sintuf-MT), Luiza Melo.

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Samuel
    05 Nov 2019 às 14:14

    Pessoal da esquerda, discutindo sob a ótica da esquerda sem abrir espaço para opiniões alheias... a esquerda sendo a esquerda.. intransigente, demagoga e incapaz de aceitar a derrota...

  • alex r
    05 Nov 2019 às 09:54

    Universidade pública era pra ser algo democrático e de cunho social mas nunca foi... Uns poucos são privilegiados mas todos pagam a conta... Logo enquanto a massa paga 2x para ter estudo vale para a sociedade manter esses privilegiados? É disso que se trata tudo que esta acontecendo.

  • Murilo
    05 Nov 2019 às 08:50

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • souza
    04 Nov 2019 às 17:48

    Que legal a gestora governamental discutindo future-se.

Redes Sociais

Sitevip Internet