Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

luta ambientalista

Instituições ambientais vão ao Congresso Nacional pedir políticas de proteção ao Pantanal

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Instituições ambientais vão ao Congresso Nacional pedir políticas de proteção ao Pantanal
Com o objetivo de conscientizar o poder público, organismos internacionais e a população em geral das ameaças que o Pantanal sofre, um grupo formado por 30 instituições ambientais vai até a Câmara dos Deputados para realizar, no próximo dia 12 de novembro, uma programação e pedir políticas públicas de proteção mais efetivas à maior planície alagável do mundo.

Leia também:
Pesquisadora da Unicamp descobre nova espécie e gênero de borboleta em Alta Floresta

O evento será realizado na data em que se celebra o ‘Dia Nacional do Pantanal’. A data foi instituída em 2008 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), em homenagem à morte do ambientalista e jornalista Francisco Anselmo de Barros, que ocorreu na mesma data, em 2005. Francelmo, como ficou conhecido, dedicou-se durante 25 anos à luta pela preservação do Pantanal.

Na ocasião, serão apresentadas iniciativas e projetos de conservação, publicações e teasers de documentários. A programação ainda inclui o lançamento do site do Observatório Pantanal, plataforma que reúne informações sobre o bioma nos três países em que está localizado – Brasil, Bolívia e Paraguai - que poderão ser acessadas pelo público acadêmico e sociedade em geral.

De acordo com a assessoria, o Pantanal está exposto a muitas fragilidades, como já mostraram vários estudos. Os incêndios florestais dos últimos meses causaram impactos ambientais e econômicos ainda inestimáveis e para todos que dependem do bioma para o seu sustento. A degradação das nascentes, devido ao desmatamento, também é uma ameaça.

Outro risco é, ainda, a instalação de inúmeras Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no planalto, que afetam diretamente a planície, assim como o assoreamento do rio Taquari, que resultou em imensos desertos inundados, onde antes já haviam sido áreas de pastagens produtivas.

Serviço

Dia Nacional do Pantanal
Quando: 12/11/2019
Onde: Câmara dos Deputados – Brasília (DF) Plenário a definir

Programação:

14h-17h15: Plenário
17h30-19h30: Lançamentos - Salão Nobre da Câmara
19h: Coquetel
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet