Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Arquitetura, décor e design

​Ideias para quem quer decorar um apartamento com estilo minimalista

O estilo minimalista segue a linha do “menos é mais”, por isso tem traços e características mais simplistas sem deixar de ser moderno e elegante. Esse tipo de decoração é perfeito para quem quer criar ambientes que inspiram maior tranquilidade e tendem a parecer mais organizados!

Mesmo que não pareça, montar projetos de arquitetura residencial para apartamentos adotando o modo minimalista não é tão fácil - especialmente para aqueles apegados em objetos de recordação.

Porém, se preferir o desapego para ter um apartamento com estética limpa e mais organizada, todo o esforço de adotar essas práticas minimalistas vai te ensinar a viver com o essencial!
 
Propostas minimalistas os cômodos
  • Cores: em todo projeto de arquitetura minimalista, cores neutras imperam! Esse estilo usa e abusa das do branco, preto e do cinza - e são acompanhados com detalhes e toques isolados mais coloridos. Ainda assim, os objetos e pontos coloridos não tem o destaque dos ambientes;
     
  • Traçados geométricos: se podemos destacar uma das características do minimalismo, sem dúvida os traçados geométricos e linhas retas estão no topo da lista. Isso serve para dar a “personalidade” ao lugar, sendo representados por objetos de decoração geométricos ou com papéis de parede/azulejos;
     
  • Iluminação: como as cores claras (principalmente o branco) são potencializadas nesse tipo de decoração, a iluminação natural é algo muito bem aproveitado nos ambientes decorados com características minimalistas. Porém, a iluminação artificial também é necessária para todos os ambientes e a recomendamos que opte por luminárias mais simples possível que tenham acesso para usar luzes de led;
     
  • Disposição dos móveis e objetos: como mencionamos, um aspecto marcante da decoração minimalista é a organização. Por isso, os móveis e objetos de decoração são dispostos de maneira estratégica e, para o caso dos objetos, se forem retirados devem ser colocados novamente no mesmo lugar! A organização será uma preocupação constante;
     
  • Materiais para acabamentos e fabricação dos itens de decoração: geralmente os espaços minimalistas são projetados com peças e móveis em madeira, sendo acompanhados por acabamentos em metal, laca e vidro.
Para revestimentos, a maioria desses ambientes são resina, cimento e gesso.
Por fim, os objetos de decoração e utilitários (como por exemplo talheres) são de inox.
 
Quem pode montar projetos minimalistas

Por mais que você tenha uma noção de como trazer aspectos minimalistas para o seu apartamento, o melhor é procurar por um escritório de arquitetura em São Paulo residencial com profissionais especialistas em transformar seu apartamento e caracterizá-lo com qualquer estilo, inclusive o minimalista!

Quando for procurar, não se esqueça de buscar profissionais disponíveis para te atender próximos a sua região. Sendo assim, quando estiver pedindo recomendações ou for fazer uma pesquisa em sites de busca, especifique que você quer escritório de arquitetura no ABC ou escritório de arquitetura em São Bernardo do Campo por exemplo.

Agora você está a um passo de finalmente ter um apartamento todo minimalista!
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet