Olhar Conceito

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Notícias / Música

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto em homenagem ao finlandês Jean Sibelius

da Redação - Isabela Mercuri

11 Nov 2019 - 08:38

Foto: Protásio de Morais

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto em homenagem ao finlandês Jean Sibelius
A Orquestra CirandaMundo apresenta, na próxima quarta-feira (13), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, um concerto em homenagem à obra do compositor finlandês Jean Sibelius, a partir das 20h. A entrada será de 1kg de alimento não perecível.

Leia também:
Cuiabano que cantava na igreja segue o coração para viver da música e busca ‘lugar ao sol’
 
Jean foi um dos mais populares compositores do final do século 19 e início do século 20, e sua música teve papel importante na formação da identidade nacional da Finlândia. Ele compôs sete sinfonias, e usou cada uma delas para trabalhar uma ideia musical e desenvolver seu próprio estilo, assim como Beethoven.
 
Nesta quarta-feira, o concerto conta, na abertura, com a famosa Canção da Primavera, seguida da Suíte Karelia, Finlândia e, por fim, o quarto movimento da Sinfonia n°2 em ré menor, Op. 43.

“Preparamos um programa à altura da importância desse compositor fundamental. Um programa grandioso e imponente que mostra toda a suntuosidade da obra de Sibelius. Por ser um compositor importante do pós-romantismo, ou romantismo tardio, Sibelius, mesmo lidando com tipo de organização sonora tão explorada, conseguiu criar obras muito originais. Verdadeiros monumentos orquestrais”, explica o maestro Murilo Alves. 

“Um compositor de imenso valor, constantemente exaltado em importantes salas de concerto ao redor do mundo. O que acho fantástico em Jean Sibelius é que ele permaneceu fiel às suas convicções. Num período em que a música já tinha passado por importantes transformações, ele conseguiu obter êxito criando a partir de um procedimento já tão explorado, no caso, o romantismo. O que prova que não estava tão esgotado assim, não é verdade? O vejo tão original quanto qualquer outro inovador”, conclui. 

O Instituto Ciranda desenvolve um programa de educação musical dedicado a crianças e adolescentes em idade escolar há 16 anos. Em 2019, são mais de mil jovens atendidos em nove polos de ensino distribuídos pelo Estado: Cuiabá (bairros Boa Esperança e Dr. Fábio), Poconé, Várzea Grande (Bairro São Matheus), Rondonópolis e Chapada dos Guimarães, além dos polos de João Carro e Água Fria, zona rural de Chapada.

Parte das primeiras gerações de instrumentistas formada pelo Instituto Ciranda, hoje, ensina para novas gerações de músicos, teoria e técnicas, leitura de partituras e prática em conjunto. “Desde sua criação, em 2003, a instituição vem transformando vidas ao tempo em que forma novas plateias, novos instrumentistas, professores e cidadãos”, comemora Murilo, que também é presidente do Instituto.

O Instituto Ciranda - Música e Cidadania é um dos 32 Pontos de Cultura apoiados pelo Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.  

Serviço

Orquestra Sinfônica CirandaMundo dedica concerto à Jean Sibelius
Data e hora: Quarta-feira (13.11), às 20h
Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros
Entrada: 1kg de alimento
Livre para todas as idades
Informações: 65 3623-1239

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet