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Quinta-feira, 28 de março de 2024

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Espaço ODDLY

Publicitário que já vestiu Pablo Vittar e Anitta inaugura galeria-bar em Cuiabá

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Vinicius Marchetti e Victor Hugo Rocha

Vinicius Marchetti e Victor Hugo Rocha

‘Oddly’, em português, significa estranho. E um estranhamento é o que os empresários cuiabanos Victor Hugo Rocha, 25, e Vinicius Marchetti, 32, pensaram em causar ao inaugurar sua nova galeria-bar em Cuiabá, no último dia 7 de novembro. Mas um estranhamento no sentido ‘bonito’ da palavra. Ali, dividem o espaço um bar da Eisenbahn, uma esmalteria, uma tabacaria, uma agência de publicidade e uma loja que reúne – hoje - quinze marcas de roupas, acessórios e semijoias – inclusive as dos próprios donos.

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Victor Hugo é publicitário, mas desde a formatura se aventurou pelo mundo da moda. Morou em São Paulo, onde trabalhou como stylist, e também na Indonésia e Sri Lanka, onde aprendeu sobre o desenvolvimento de coleções. Quando voltou, em 2017, criou sua marca ‘Vsevent’, que hoje está à venda na Oddly.

“A gente teve um ‘boom’ muito legal. Antes mesmo de lançar a marca, o stylist da Pablo Vittar descobriu e pediu a coleção inteira. A gente mandou, e logo ela foi fazer show na Argentina. A partir dela veio Anitta, Ludmilla, Luísa Sonza, Cintia Luz, Bruna Marquezine, Camila Coutinho... foi uma divulgação muito orgânica, e foi muito legal, porque eu, no começo, achava que eu ia vestir essa galera depois de uns três anos”, lembra. Como diretor criativo da marca, ele busca referências, as desconstrói e cria sua identidade própria, com coleções urbanas e ligadas à cultura hip hop.

Vinicius, por sua vez, é o criador da Hot Blings, marca de semijoias, e da Birdie Eyewear, de óculos de sol. Sua maior experiência sempre foi com vendas no atacado, e ele construiu uma clientela expressiva no interior do estado de Mato Grosso.

Em julho deste ano, Victor percebeu que precisava voltar à sua cidade natal. “Eu vi que meu público é um público que se cansa muito rápido das coisas. Não dá pra eu lançar uma coleção em novembro e ficar até julho do ano seguinte com ela, porque o que está na moda hoje, daqui a três meses já passou”, contou ao Olhar Conceito. “E ficou difícil para mim estar em São Paulo, me manter e fazer coleções novas toda hora”.

Apesar de ter voltado para Mato Grosso para focar nestas novas coleções, o encontro com Vinicius, um amigo de longa data, fez nascer a ideia da galeria. “Quando eu cheguei eu fui entender a praça, depois de mais de dez anos fora de Cuiabá. Fui tentar colocar a minha marca em lojas daqui, no shopping estação, em algumas lojas na rua mesmo, e eu senti que a moda em Cuiabá é muito engessada. A galera consome um estilo e é só aquilo. E a minha marca, como tem um DNA muito urbano, não teve aquela troca, as pessoas não entendiam”.

Vinicius também estava cansado do mercado de interior. Juntos, os dois criaram a Oddly. Inicialmente, a ideia era fazer uma loja em um contêiner, mas, quando encontraram o espaço – localizado no Araés – se encantaram com as possibilidades. “A gente já queria loja e bar, mas quando surgiu a oportunidade de ter outras salas que a gente pudesse colocar outras coisas dentro, que pudessem agregar e chamar pessoas para cá, a gente viu o potencial”, lembra Marchetti.

Na inauguração, que aconteceu no início de novembro, os amigos apresentaram ao público um conceito diferente do que já existe em Cuiabá – e que, segundo eles, está ‘estourado’ em São Paulo, Barcelona e outros centros de arte pelo mundo.



O bar funciona diariamente junto com a galeria, e a partir de quinta-feira seu horário se estende até as 22h, servindo drinks e cervejas (Heineken, Eisenbahn, Sol e Baden Baden). Na loja, as marcas não são fixas e, segundo os empreendedores, a ideia é ter pelo menos trinta até 2020. Atualmente, estão disponíveis, além da VSevent, Birdie Eyewear e Hot Blings, peças dos Bikinis La Sirene (marca da Luisa Sonza – primeira representante em Cuiabá), da OG Lab, outra criação de Victor, e diversas outras.

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

“A OG Lab é uma marca experimental, que trabalha com mini coleções de toda a galera que eu conheci. Pablo Vittar, Cintia Luz... Eu vou convidá-las e falar: ‘o que você gosta?’. A partir disso eu crio uma coleção cápsula, e coloco à venda. Acabou, acabou”, explica.

Para além disso, a ideia é movimentar a cena cultural e artística da cidade. “Cuiabá tem muita gente talentosa, só tem que trazer, mostrar, reeducar. Evento de moda não é só champagne e coquetel. É um DJ de hip hop tocando, é uma intervenção, é uma modelo desfilando, uma trancista fazendo uma trança afro no meio da loja, é uma dança de rua...”, garante Victor.

“O DNA do oddly vem muito do DNA de cultura hip hop. A gente quer trazer o hip hop chique para Cuiabá. Porque até hoje, se você falar do hip hop para alguém, vão associar somente à quebrada, bairros carentes... e não. Se você for para fora, para Londres, para Los Angeles, o que move lá é o hip hop, é a cultura do break, do rap, e a gente quer trazer isso para Cuiabá. A cena eletrônica aqui é ótima, tem artistas talentosíssimos, e já é muito forte. Mas não tem um bar para você sentar e escutar um hip hop de qualidade, com uma cerveja bem gelada, uma roupa diferente, e uma semijoia bafo”, finaliza.

Serviço

Espaço Oddly
Endereço: Av. Mal. Deodoro, 871 - Araes
Funcionamento: Segunda a quarta-feira das 8h às 18h; Quinta-feira a sábado das 8h às 22h
INSTAGRAM

Marcas que integram a galeria-bar:
OG Store
@vsevent_
@bikinilasirene
@zweig__
@gringapontocom
@flower_oficial
@soumanaca
@avah_store
@estilotova
@lerrux
@birdie.eyewear
@hot.blings
@joaodebarroatelie
@wig.agency
@benditacor_esmalteria_
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