Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Turismo

oportunidade

Estudantes da rede estadual fazem intercâmbio em Londres com ajuda de empresários

Foto: Divulgação

Estudantes da rede estadual fazem intercâmbio em Londres com ajuda de empresários
Quatro alunas da rede estadual de Mato Grosso embarcam, nesta segunda-feira (18), para um intercâmbio de seis dias na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Além delas, também vão duas professoras. Todo o custo foi patrocinado pelo programa ‘It’s Possible – é Possível’, integrante Projeto Educação Cultura e Arte (Educarte) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com patrocínio de empresários.

Leia também:
Semana de Tecnologia em MT tem destaque para o babaçu e intercâmbio para os EUA como prêmio

Viajam as alunas da Escola Estadual Jercy Jacob, em Várzea Grande, Giovanna Emanuelly Lopes, Izabelly Pereira Domingues, Gabriela Assis e Amanda Dias Amorim e as professoras Elizandra Ribeiro Senábrio (de história) e Ninna Sanches Vicente da Costa, coordenadora do projeto. Na Inglaterra, elas vão participar de atividades para aprimorar a língua inglesa.

Segundo o diretor, Marlon Christian Rosa da Silva, a escola fez um levantamento e percebeu que o aprendizado de idiomas demanda um custo expressivo, e que os pais tinham que matricular os filhos num curso particular. Por isso, investiram no projeto.

O sucesso foi tão grande que, como prêmio pela dedicação dos alunos, a escola conseguiu um intercâmbio cultural para que eles conheçam “in loco” a cultura do país de língua estrangeira. Na avaliação do diretor, mais que uma viagem de pesquisa e intercâmbio, ele acredita que esse projeto inspire as alunas para a vida. “Que elas possam entender que a vida é mais que esse mundinho em que vivemos do dia a dia, que existe lugares maravilhosos para conhecer, um mundo disponível para cada uma delas conquistar e que a realização dos sonhos só depende exclusivamente delas”.

A expectativa das alunas é muito grande. Amanda, por exemplo, relata que sempre quis viajar por outros países, conhecer pessoas, novas culturas. “Nunca pensei que isso aconteceria tão cedo. É tudo surpreendente. Graças ao projeto, estamos conseguindo realizar esse sonho. Quero conhecer Londres, tudo o que tem de bom lá”, afirma.

Gabriela também está entusiasmada, pois sempre sonhou em conhecer Londres. “É difícil de acreditar que vou poder colocar em prática tudo aquilo que aprendi na sala de aula de uma escola pública. Parece surreal. Espero conhecer mais sobre os ingleses”, explica.

Isabelly, por sua vez, não tem dúvidas da quantidade de portas que vão se abrir tanto para ela como para as colegas. “Esse encontro é foco do projeto que não estaria nesse estágio sem o esforço de todos da Escola, pais e colaboradores”, comemora.

Essa é a primeira viagem internacional de Giovana e não vê a hora de desembarcar em Londres. “Estou ansiosa para ver de perto tudo aquilo que ouvi falar da cidade e tudo aquilo que estudei e vi em fotos da capital inglesa”, festeja.

Para a professora Ninna, a experiência vai gerar bons frutos, não apenas na vida das alunas, mas também na vida daqueles que estão ao redor delas, familiares e amigos, afinal esta será uma oportunidade incrível para que horizontes sejam ampliados.

“Quando fomos buscar as parcerias dos empresários de Várzea Grande, demos um nome ao projeto, “It’s Possible”, ou seja, “É Possível”, de fato é, o caminho existe, não é igual para todos, não é fácil e exige muito de nós, compromisso, dedicação e essencialmente perseverança. Tenho certeza que muitos conceitos serão revistos ao final dessa viagem”, assegura. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet