Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

novidade no céu

Astrônomo de Cuiabá faz primeiros registros da Nova estrela Delphinus

Foto: Eduardo Baldaci

Astrônomo de Cuiabá faz primeiros registros da Nova estrela Delphinus
As primeiras imagens da estrela Nova Delphinus descoberta na última quarta-feira (14) foram registradas por lentes cuiabanas. O astrônomo amador Eduardo Baldaci, que há mais de 30 anos estuda os astros em Cuiabá, é o responsável pelas imagens. As fotos foram feitas na noite desse domingo (19).

Cuiabá poderá receber recursos federais para a Cultura
Depois de girar o mundo, espetáculo "Liberdade para os Bonecos" volta à Cuiabá

Segundo Baldaci, o registro do fenômeno foi feito através de uma câmera de CCD acoplada ao maior telescópio do estado, com 11 polegadas e condições de aumento de até 660x. Esta é à segunda vez que ele acompanha o surgimento de uma estrela nova.

"Foi muita sorte, pois estava justamente me preparando para fazer a estreia "first light" do equipamento CCD, mas estava ocupado com a maratona de eventos em praça pública em prol do nosso observatório. Tive que cancelar um evento e me dedicar neste registro histórico para o estado", comemorou Baldaci.

De acordo com Baldaci, astrônomos amadores e profissionais de todo o mundo estão de olho no céu para observar um dos mais raros fenômenos da astronomia, a aparição de uma estrela nova.

O novo astro pode ser visto com binóculos na constelação de Dephilnus (Golfinho), na direção Norte, logo após o por do Sol. Porém, é necessário instrumentos que ajudem o observador a achar os corpos celestes por meio de coordenadas da estrela.



Baldaci explicou ao Olhar Conceito que o novo astro surgiu a partir de um sistema binário, uma estrela girando na órbita da outra. “Esse sistema fez com a estrela chamada de anã branca absorvesse tanta energia que explodiu. Todos estão acompanhando agora a nova estrela porque ela pode tanto crescer e aumentar o brilho quanto diminuir”, explicou o astrônomo.

Fenômenos

Eduardo Baldaci também esclarece que existem dois tipos de fenômenos, a Nova e a Supernova. “O nome ‘nova’ foi dado pelo astrônomo Tycho Brahe que observou um fenômeno deste tipo no século XVI na constelação de Cassiopéia. Porém, ele se equivocou, pois no caso dele foi uma supernova”.

Uma estrela ‘nova’ ocorre em um sistema binário de estrelas, aonde uma delas é uma anã branca. Devido às forças gravitacionais, a anã branca acumula muita energia e em um determinado momento ela explode, lançando todo este material.

Observatório

Baldaci acredita que fenômenos como este são importantes para que se entenda a importância científica e educacional do projeto do Observatório. Semanalmente o astrônomo trabalha em campanha para arrecadar fundos de patrocinadores e doadores voluntários. A intenção é trazer para Cuiabá um telescópio solar, o qual poderá acompanhar fenômenos do ciclo solar, especialmente a temida tempestade solar perfeita prevista para ocorrer até junho de 2014.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet