Olhar Conceito

Domingo, 08 de dezembro de 2019

Notícias / Cinema

'Black Cine' exibe documentários de temática racial nesta terça-feira

da Redação - Isabela Mercuri

19 Nov 2019 - 09:49

Foto: Reprodução / Facebook

Filme vencedor da Maual está na programação

Filme vencedor da Maual está na programação

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, a ‘Sessão Black Cine’ exibe, na tarde desta terça-feira (19), três documentários que tratam da temática racial. São eles: “O protagonismo da mulher negra na Academia”, “Kbela” e “Como ser racista em 10 passos”. A exibição acontece a partir das 14h30 no campus Campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Barra do Garças (516km de Cuiabá), sala 219.

Leia também:
Oficinas de penteado e Afrohouse marcam Dia da Consciência Negra; saiba onde se inscrever
 
A sessão é realizada em parceria com o Coletivo Negro CorAge, e tem como objetivo debater sobre a resistência, a força, a luta e os preconceitos que a população negra viveu e ainda vive na sociedade.
 
‘Universidade de cor: o protagonismo da mulher negra na Academia’ é uma obra que faz uma análise sobre o protagonismo da mulher negra na universidade, no que se refere aos desafios da entrada e permanência na Academia, com comentários sobre vivência acadêmica e pessoal das entrevistadas.
 
O documentário, com duração de 28 minutos, foi produzido pelos estudantes Layra Santana e Gabriel Green, do curso de Jornalismo da UFMT do Araguaia, como atividade da disciplina de Fundamentos da Cultura Brasileira e Regional, ministrada pelo professor Gesner Duarte, em 2018.
 
Já o documentário ‘Kbela’, produzido em 2015 no Rio de Janeiro, com duração de cerca de 19 minutos, mostra mulheres negras que tinham cabelos alisados e passaram pelo processo de transição para assumir os crespos e sua beleza natural.
 
Por fim, o cuiabano ‘Como ser racista em 10 passos’ aborda situações racistas que acbabam naturalizadas no dia a dia dos negros, e silenciadas pela sociedade. O documentário leva o público a refletir sobre essas situações. O filme tem duração de 13 minutos e direção de Isabela Ferreira.
 
Após a exibição dos documentários, será aberto espaço para debate com a presença do Coletivo CorAge, do professor Valdeir Ribeiro e das acadêmicas do curso de Jornalismo Graziela Godwin e Larissa Alves. Haverá, ainda, distribuição de pipoca e quem participar da sessão terá direito a certificado de cinco horas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet