Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

CONSCIÊNCIA NEGRA

Festival 'Kwanzaa' tem apresentações de música, dança, teatro e exposições de roupas no Museu do Rio

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Festival 'Kwanzaa' tem apresentações de música, dança, teatro e exposições de roupas no Museu do Rio
Pela terceira vez em Cuiabá, acontece nesta quarta-feira (20) o ‘Festival Kwanzaa’, evento que nasce recriando o vínculo entre afrodescendentes e suas raízes e em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A entrada é gratuita, e a programação começa às 19h no Museu do Rio.

Leia também:
'Black Cine' exibe documentários de temática racial nesta terça-feira

O festival contará com apresentações musicais do grupo Cangoma e samba com Bia Boréu, o siriri do grupo Flor do Campo, o cururu do Tradição Cuiabana do Coxipó, a dança afro da Cia Ayoluwa, a apresentação teatral do Grupo Cênicos com a peça “Julieta e Romeu", além de exposição de roupas e acessórios de Diela Tamba e penteados afros com Ana Fashion.

A realização é da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município. “É uma ação de valorização da cultura afrobrasileira dentro de Cuiabá, para fortalecer o combate à desigualdade racial. É, sem dúvidas, um instrumento a mais para expressarmos os ideais da gestão humanizada, que é a promoção da igualdade social”, comenta o secretário Francisco Vuolo.

O nome ‘Kwanzaa’ vem do swahili, língua banto com maior número de falantes no continente africano, em que “Matunda ya Kwanza” é a celebração dos “Primeiros Frutos”, ou seja, a colheita, ritual de grande importância ancestral na construção identitária dos povos africanos.

Segundo o secretário-adjunto de Cultura, Justino Astrevo, a realização do festival tem por objetivo a promoção de ações culturais de identidade africana, como política pública, evidenciando as contribuições e conquistas do povo afro-brasileiro na construção de Cuiabá em suas tantas esferas como sociedade.

“É importante marcar a data para que o movimento se solidifique, cresça e ganhe cada vez mais espaço em Cuiabá. Porque a celebração do Dia da Consciência Negra é na verdade todo um mês de eventos que se inicia na Lavagem das Escadarias, que promove a tolerância religiosa e que este ano, vai culminar com um evento no MISC. Para a Secretaria de Cultura é importante que haja esta inclusão das manifestações da cultura afro nos eventos do Município e é para isso que trabalhamos”, conclui
 
Serviço


3ª edição Festival Kwanzaa
Quando: quarta-feira (20), às 19h
Onde: Museu do Rio, Orla do Porto de Cuiabá
Evento gratuito
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet