Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Conviver para Conhecer

Projeto do governo federal distribui livros com principais com deficiência como protagonistas em VG

Foto: Divulgação

Projeto do governo federal distribui livros com principais com deficiência como protagonistas em VG
Livros infantis com personagens principais com deficiência, integrantes do projeto ‘Conviver para Conhecer’, serão entregues às escolas públicas de Várzea Grande a partir da próxima terça-feira (26). O projeto conta, ainda, com uma oficina sobre a arte de contar histórias para cerca de 100 coordenadores de escolas municipais. A iniciativa é do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

Leia também:
Livro sobre a trajetória da matriarca Irene Cruz é lançado na noite desta sexta-feira

De acordo com a assessoria, a proposta do projeto é capacitar os educadores para uma narrativa mais criativa, que preserva os contos clássicos e difunde a representatividade das pessoas com deficiência no ambiente escolar.As ações foram alinhadas em conjunto com a Secretaria de Educação do município para proporcionar uma maior abrangência à iniciativa literária, já que os docentes serão multiplicadores da coleção, que também engloba a importância da leitura.

‘Conviver para Conhecer’ é um dos poucos materiais didáticos do Brasil que destaca a realidade dos deficientes e os coloca como protagonistas. “Sou professora da rede municipal há 26 anos e há pouco tempo começou-se a discutir a inclusão de crianças com deficiências nas escolas. Esperamos que este projeto venha contribuir com os profissionais da educação que lidam diretamente com estas crianças, abrindo caminhos para a inclusão efetiva, seja na escola e em outros âmbitos da sociedade”, comenta Sirlene Aparecida de Freitas, professora e responsável administrativa pelo Centro de Atendimento Especializado e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho.

A coletânea é composta de quatro livros, de autoria da pedagoga especialista em educação bilíngue Kathia Vieira e com ilustrações de Érika Pozetti. Neles, são apresentados uma garota surda (Lara Sol, a menina extraordinária), uma cega (Ester, a bailarina), um menino cadeirante (Pedro Valente, o caçador de palavras) e outro com síndrome de down (Davi, o menino trapezista). O livro ‘O Resgate do Reino do Faz de Conta’ é voltado para os educadores e a coleção ficará nas bibliotecas das unidades beneficiadas.

Todas as obras dialogam com os contos clássicos, para resgatar também a importância da narrativa e contação de histórias. O projeto também vai para Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis. Em breve, serão disponibilizados os audiolivros da coleção na Google Play e App Store, e também no site www.renovarte.art.br, na sessão Aplicativos.

Em Mato Grosso, as ações são patrocinadas pela CNH Industrial por meio da Case IH e do Banco CNH Industrial. A coleção é uma produção da Renovarte Produções Culturais, em parceria com a Núcleo Cultural e as Secretarias de Educação de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis.

Serviço

Oficina – Conviver para Conhecer em Várzea Grande
Data: 26 de novembro
Local: Rua João Libânio, 222 – Várzea Grande/MT
Horários: 8h as 11h | 14h as 17h
Realização: Governo Federal | Lei de Incentivo à Cultura | Ministério da Cidadania
Patrocínio: CNH Industrial | Case IH | Banco CNH Industrial
Produção: Renovarte Produções Culturais
Parceria: Núcleo Cultural e Secretarias de Educação de Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Cuiabá e Rondonópolis
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet