Olhar Conceito

Domingo, 15 de dezembro de 2019

Notícias / Comportamento

Nieta representa Mato Grosso no encontro nacional ‘Gritem-me Negra’

Da Redação - Arthur Santos da Silva

20 Nov 2019 - 15:50

Foto: Marcela Bonfim/Agência Pública

Nieta representa Mato Grosso no encontro nacional ‘Gritem-me Negra’
A pedagoga Antonieta Luisa Costa, ou simplesmente Nieta, representa Mato Grosso nesta quarta-feira (20) no evento Gritem-me Negra!, realizado pelo Sesc São Paulo. Nieta compõe o encontro de abertura junto com mais quatro mulheres.

Leia também 
Professora quilombola conclui mestrado sobre educação e identifica racismo até nos livros didáticos

 
O objetivo é a busca por espaços de afeto como possibilidade de existir e resistir às violências implicadas às mulheres negras e indígenas. A ideia é lançar olhares às práticas ancestrais e ao sentido de coletividade das comunidades tradicionais e originárias.
 
Em Mato Grosso, Nieta é conselheira de Políticas de Ações Afirmativas da Universidade Federal (UFMT). Fundadora do Instituto de Mulheres Negras do MT e do Grupo Cultural Filhos e Filhas de Oxum, também é membro do Fórum Nacional de Mulheres Negras e da Rede Nacional de Mulheres Negras.
 
Entre as mulheres que dividem o encontro com Nieta está Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (Psol) que foi assassinada em março 2018.
 
Em outubro a pedagoga falou à Pública sobre a Amazônia negra, identidade racial e governo Bolsonaro. A entrevista ganhou repercussão nacional. Leia aqui.

O Gritem-me Negra! segue até o dia 26 de novembro. Confira a programação. 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet