Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

135 ATORES

Última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300” acontece neste domingo

Foto: Reprodução

Última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300” acontece neste domingo
A última apresentação do espetáculo “Cuiabá 300”, da Cia Cena Onze de Teatro, acontece neste domingo, a partir das 20h, no Ginásio de Esportes Verdinho, localizado no bairro CPA 1. A peça conta a história da capital mato-grossense e passa por diversos momentos importantes da cidade. A entrada é gratuita.

Leia mais:
Espetáculo infantil com personagem folclórico chama atenção para degradação do meio ambiente

O espetáculo apresenta ao público o contexto social e histórico da fundação da capital mato-grossense. A apresentação cênica percorre os diversos períodos da história do então pequeno vilarejo pertencente à Capitania de São Paulo e que sete anos depois, com a visita do capitão-general governador da Capitania, Rodrigo César de Menezes (que chegou à região como representante do Reino de Portugal), foi elevada à categoria de Vila Real, para depois tornar-se cidade de Cuiabá.

A peça apresenta os principais momentos históricos da capital ao longo desses 300 anos, como a febre do ouro, passando por décadas de estagnação econômica e isolamento em relação aos grandes centros do litoral, até sua expansão, que ocorreu nas décadas de 60, 70 e 80 do século XX, com a famosa marcha para o Oeste e a expansão da Fronteira Agrícola.

"É importante lembrar que esse projeto não é de apenas entretenimento, mas também de cunho social, já que temos a participação de pessoas em situação de vulnerabilidade social e de extrema pobreza", explicou o diretor-geral do espetáculo, Flávio Ferreira.

Entre o público selecionado para participar do evento estão reeducandos do sistema prisional, indígenas da etnia Xavante, detentos do semiaberto, do Sócio Educativo, pessoas que estão em Casas Lares e trabalhadores do aterro sanitário.

O espetáculo tem duração média de uma hora e cinco minutos e a participação de 135 atores divididos em 11 cenas, dentre elas, por exemplo, a encenação da fundação de Cuiabá e o triste episódio em que a varíola arrasa a capital. Também fazem parte da peça, famosos personagens, como Jejé, Antonieta e a 1ª TV da capital. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet