Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Literatura

póstumo

Lançamento traz quatro obras de escritora de VG escolhida Patrona das Letras Brasileiras em NY

Foto: Divulgação

Tereza Albues no Salão do Livro de Paris

Tereza Albues no Salão do Livro de Paris

Quatro romances da escritora várzea-grandense Tereza Albues terão relançamento póstumo nesta segunda-feira (9), a partir das 19h, por meio de um box comemorativo da Entrelinhas Editora. O objetivo é republicar toda a obra desta autora, que formou-se em Direito, em Letras e em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e viveu nos Estados Unidos por 25 anos, onde faleceu, em 2005. Em 2013, foi escolhida como Patrona Perpétua das Letras Brasileiras em Nova York, pelo BEA (Brazilian Endowment for the Arts).

Leia também:
Escola de MT lança livros escritos por alunos do ensino fundamental
 
Serão lançados, nos próximos meses, oito romances e três livros de contos, entre outros escritos. Destes, três romances (Guardião de Al Capone, O caminho das revelações e Transições) e dois livros de contos (Sonhos de pano e barro e Nó de rosas), são inéditos.
 
A editora decidiu começar por publicar os quatro romances que tiveram uma primeira edição nas duas últimas décadas do século XX e que as novas gerações de leitores pouco conhecem: Pedra Canga, Chapada da palma roxa, A travessia dos sempre vivos, e O berro do cordeiro em Nova York.
 
A publicação do box faz parte da comemoração dos 25 anos da Entrelinhas Editora. “Não poderíamos deixar adormecidos ou inéditos os livros desta extraordinária escritora mato-grossense”, destaca a editora Maria Teresa Carrión Carracedo, da Entrelinhas. “Por isso fizemos as gestões necessárias com Robert Eisenstat e os filhos da autora, Max e Joshua – residentes em Nova York –, que constituíram a irmã da autora, Glória Albues, como procuradora no Brasil, para a assinatura de contrato de edição de “toda a obra” da autora – algo inédito em Mato Grosso”.
 
O box “Conexão Tereza Albuês: Mato Grosso – Rio e Janeiro – São Francisco – Nova York” tem edição especial e limitada. Participaram do projeto artistas que conheceram e conviveram com Tereza Albues: Vitória Basaia ilustrou o romance Pedra Canga; Márcio Aurélio, o romance Chapada da palma roxa; Humberto Espíndola, o romance A travessia dos sempre vivos e Regina Pena, O berro do cordeiro em Nova York.
 
Veja a sinopse de cada livro:
 

Pedra Canga é o primeiro romance da autora, publicado no Brasil e Estados Unidos. Nele destaca-se com realismo fantástico a desumana exploração do homem por senhores de terras no Pantanal. Em uma pequena comunidade, acontecimentos mágicos e criaturas estranhas envolvem todos os personagens.  

A narrativa de Chapada da palma roxa, em atmosfera de mistério, violência e fantasia, desenvolve-se em torno de um crime contra um recém-nascido e que abalou a pequena cidade de Porto Garça – na verdade uma elaborada ficção em torno de um caso real que aconteceu no bairro do Porto, em Cuiabá, no final da década de 1940.

Em A travessia dos sempre vivos, a autora se inspira na história do seu bisavô, um padre espanhol, personagem rebelde e iluminado que viveu em uma cidadezinha do Pantanal (Nossa Senhora do Livramento) e que se apaixonou por uma mulher negra do Quilombo de Mata Cavalo, enfrentando uma sociedade tradicional e preconceituosa. A narrativa é permeada pelo fantástico e sobrenatural.

O berro do cordeiro em Nova York, romance visceral, reuniu em dimensão real e fantástica as suas dramáticas vivências em Mato Grosso, Rio de Janeiro e Estados Unidos. “Narrativa de sabor autobiográfico, repleta de incidentes dramáticos, de evocações entre realistas e fantásticas, é um romance que marcará profundamente o coração e a memória de todos os leitores sensíveis”, assegurou o grande editor Ênio Silveira, em 1995. E vai além, em sua análise: “Tereza Albues consegue um grande feito literário: sua prosa toma conta de nós e, com a força incontrolável de uma corredeira, leva-nos a percorrer em arrebatadora velocidade um percurso existencial repleto de paixão e fúria, significando muito...”
 
Serviço


Lançamento do box “Conexão Tereza Albues: Mato Grosso – Rio de Janeiro – São Francisco – Nova York”, com os romances Pedra Canga, Chapada da palma roxa, A travessia dos sempre vivos e O berro do cordeiro em Nova York
Local: No Trigória - Av. Haiti, 468, Jardim das Américas, em Cuiabá
Data: Dia 9 de dezembro; segunda-feira; 19h
Valor do investimento: R$ 190,00 (no lançamento)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet