Olhar Conceito

Domingo, 19 de janeiro de 2020

Notícias / Comportamento

Filósofa lança curso online sobre ‘estudos do corpo gordo’ durante doutorado

da Redação - Isabela Mercuri

12 Dez 2019 - 08:21

Foto: Arquivo Pessoal

Filósofa lança curso online sobre ‘estudos do corpo gordo’ durante doutorado
Após cinco anos de doutoramento em Cultura Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso, a filósofa e professora Malu Jimenez lançou um curso online sobre ‘Gordofobia, resistências e ativismos’. Ela, que já tem experiência de quinze anos em salas de aula, propõe um curso em 5 vídeos, sendo que dois deles - apresentação e de conclusão - serão participativos e ao vivo para que todos as alunas possam interagir, fazer perguntas e expor seus anseios.

Leia também:
Tese de doutorado na UFMT analisa discurso contra Dilma: “a violência começa na linguagem”
 
De acordo com a filósofa, o curso ‘Introdução aos Estudos do Corpo Gordo’ nasceu após muitos pedidos e com base em conversas e depoimentos de pessoas que estão começando a ler sobre a temática, e querem se aprofundas nas discussões, mas não sabem por onde começar.
 
Maria Luisa Jimenez Jimenez é uma filósofa feminista, ativista gorda, que pesquisa gordofobia e ativismo gordo no doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea na UFMT. É também fundadora do grupo de estudos ‘transdisciplinares do corpo gordo no Brasil’, idealizadora do projeto ‘Lute como uma gorda’, fundadora das redes sociais estudos do corpo gordo feminino, faz parte do coletivo feminista ‘Gordas Xômanas’ em Cuiabá e é colaboradora escritora sobre o corpo gordo no coletivo feminista Todas Fridas.
 
Para garantir a matrícula no curso, basta acessar o bloge fazer a inscrição. O custo é de R$250, e é possível parcelar em três vezes de R$90.

Serviço

Blog
Plataforma do curso
Facebook
Instagram
Youtube

10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sandrine
    12 Dez 2019 às 17:34

    Parabéns, Malu! Que você continue pesquisando e lutando com bastante coragem. A vida exige isso.

  • Virgínia
    12 Dez 2019 às 15:49

    Filósofo, é Luiz Felipe Pond é.

  • Eleitor
    12 Dez 2019 às 13:13

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • André Sodré Rosa
    12 Dez 2019 às 12:42

    Parabens pela iniciativa, ???? Maria Luisa j. Jimenez. Muito legal ! Professores como tu que nós motiva a seguir nessa jornada da educação .....

  • Madê
    12 Dez 2019 às 11:10

    Na trivialidade do tema é que está sua importância, passa muitas vezes despercebido! Trabalho em escolas ha 9 anos e entendo muito bem o que passa uma criança/ adolescente gordo, coisas que vi a vida inteira também como aluna, violência contra os mesmos. Diariamente vemos nos jornais casos de suicídio de jovens gordos por serem vitimas de intimidação sistemática! Portanto o tema abordado pela pesquisadora é de suma importância para a sociedade! Nem todas as pessoas gordas tem problemas de saúde, pare de usar isso como pretexto para criticar a aparência das pessoas!

  • Arigó
    12 Dez 2019 às 10:13

    A questão não é essa tal de "gordofobia". Não é saudável estar acima do peso, e muito menos estar obeso, isso acarreta vários problemas de saúde

  • neco de Poconé
    12 Dez 2019 às 10:13

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Zeca
    12 Dez 2019 às 10:10

    Como pode se dizer filosofa, se ocupando com um assunto tão trivial? Brasil 20 anos de atraso na educação e na cultura. Onde vamos parar?

  • Jonathan Tim
    12 Dez 2019 às 08:39

    Despencamos 25 posições no ranking mundial de educação. Hoje qualquer um é "filósofo " no Brasil...

  • Dora Avent.
    12 Dez 2019 às 08:35

    SENHOOOOR!!! ESSA MULHER NÃO CANSA DE PASSAR VERGONHA NÃO?!

Redes Sociais

Sitevip Internet