Olhar Conceito

Terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Notícias / Artes visuais

Artistas protestam e Prefeitura de Cuiabá promete realocar obra de Wlademir Dias e anuncia ‘Mesa dos Boêmios’

Da Redação - José Lucas Salvani

24 Dez 2019 - 10:41

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Monumento de Waldemir Dias-Pino

Monumento de Waldemir Dias-Pino

O monumento de Waldemir Dias-Pino, que ficava localizado na praça 8 de Abril, deve ser realocado, e uma "Mesa dos Boêmios", que vai homeagear nomes da noite cuiabana, será instalada no espaço. A obra do poeta visual foi removida em razão da reforma do local. Após sua reinauguração na segunda-feira (23), algumas pessoas questionaram o paradeiro da obra do artista que faleceu em agosto de 2018, no Rio de Janeiro.

Leia mais:
Com playground e academia ao ar livre, Praça 8 de Abril será reinaugurada

O advogado e escritor, Eduardo Mahon, foi um dos artistas que questionaram a remoção da obra de Dias-Pino. No Facebook, ele pontua a importância de artista plástico para o seu meio, como também relembrou sua influência no concretismo e criação do movimento Intensivismo. “Vou torcer para recolocarem a obra de Wlademir como forma de garantir essa merecida lembrança”, comenta em uma das publicações.

Procurada pela equipe do Olhar Conceito, a Secretaria de de Serviços Urbanos de Cuiabá informou que a peça está guarda e pode retornar para a 8 de Abril. Ainda há a possibilidade do monumento ser realocado para outra praça de Cuiabá, mas no momento não há nada definido. Nenhum dano a obra foi causado durante sua remoção.

Também artista plástica, Ruth Albernaaz, questionou no Facebook sobre o painel pintado pelo artista Adir Sodré presente em uma das paredes na praça e pediu por uma restauração, no dia 18 de dezembro. Ao site, a assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou que “não havia” mais o painel e que irá dar mais detalhes posteriormente.

Mesa dos Boêmios

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (23), o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) informou que será instalada a “Mesa dos Boêmios” na praça 8 de Abril. Sem nenhum nome definido ainda, a ideia inicial é colocar cinco estátuas de pessoas importantes para a boemia da noite cuiabana.

“Com uma parceria com o Choppão, nós vamos criar criar a ‘mesa dos boêmios’, com cinco estátuas dos mais mais emblemáticos boêmios da noite cuiabana. A sexta será a minha, quando eu morrer”, brincou.

Confira a nota da Secretaria de Serviços Urbanos na íntegra.

A respeito do monumento criado pelo poeta e artista plástico Wlademir Dias-Pino, a Secretaria de Serviços Urbanos, informa que:

- A peça está guardada e em segurança. 
- A obra deverá ser realocada em outro ponto dali ou levada a outra praça do Município. 
- Todos os cuidados necessários para que a retirada não causasse nenhum dano ao material foram tomados.

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Ruth Albernaz
    26 Dez 2019 às 17:59

    No dia que fiz o apelo em relação ao mural de Adir Sodré, a obra ainda não havia sido apagada, estava em risco iminente. Enviei mensagem para um dos assessores do prefeito e também para integrante do conselho municipal de cultura, simplesmente ignoraram o apelo. Que deixar registrado aqui que nós artistas cidadãos queremos ser respeitados, trabalhamos arduamente pela cultura de nossa Estado e a prefeitura tem que respeitar as obras públicas.

  • Dos Santos
    26 Dez 2019 às 17:26

    Quanto mal gosto e horrível esta ficando a reforma destas praças. Aliás, o que esta por trás de tantas reformas, que talvez sejam até desnecessárias em algumas praças do centro de Cuiabá. É um exagero de multicores, sem padronização, parecendo um circo. Praça Bispo e agora 8 de abril.

  • Raimundo Severino.
    26 Dez 2019 às 13:20

    A Povo que reclama de tudo!! Tem que reformar sim!!, Emanuel...,Parabéns esta ficando bonita a praça. Hooo povo!! Tem assunto mas importante para nós,amantes dos animais,lutarmos Ardentemente,como por um fim,nesses MALDITOS FOGOS DE ARTIFICIOS,QUE TIRA O SOSSEGO DA POPULAÇÃO,E DEIXAR OS ANIMAIS,A BEIRA DE UM INFARTE!! Dá dó ver o sofrimento dos bichinhos. Temos que fazer uma campanha e varrer de Cuiabá,esses malditos Rojões. Para ser feliz,não precisamos de foguetes. Vamos fazer essa corrente,e precionar nossos politicos,para que se aprove um projeto de lei,URGENTEMENTE.

  • Marcelo Alonso Lemes
    26 Dez 2019 às 11:07

    Faço um pedido, já que teremos eleições à Prefeitura ano que vem: Quem quer que seja eleito, pára com essa mania de desfazer tudo o que o antecessor fez, tudo está errado.... Aprendam a distinguir o certo do errado e mudem o que está errado, só isso.... Sem mesquinhez ou revanchismo..... Pra que tirar a obra do Wlademir? Tava atrapalhando o quê?

  • Juca
    26 Dez 2019 às 11:07

    Quando menos se espera, mais uma m.... em Cuiabá! Como pode? Bem, a pedra significa a brutalidade, né? E a brutalidade o atraso, a idiotice, a burrice etc.

  • Cuiabano
    26 Dez 2019 às 10:07

    Essa PEDRA que colocaram está simplesmente HORRÍVEL. De um mau gosto inexplicável. Lamentável a retirada do monumento de Dias Pino.

  • junior
    26 Dez 2019 às 08:58

    retirar um obra de bom gosto e visibilidade agradável com o essa do Waldemir para colocar esse trambolho de pedra (pirulito de pedra como já é chamado) com dois tuiutus em cima que coisa de extremo mal gosto heim...ainda por cima, não revitalizar a pintura do adir sodre....É A CARA DESSA PREFEITURA E SEUS SECRETÁRIOS FAZER ISSO...colocar "mesa de boêmios"...homenagear bêbados!!!????? EMANUEL DINHEIRO está se superando mesmo....que extremo mal gosto

  • Alessandro
    26 Dez 2019 às 06:54

    João José de Alves Rodrigues, o fato da obra de Wlademir Dias-Pino ter sido instalada no governo de um energúmeno como Wilson Santos não desmerece o valor deste artista carioca-cuiabano reconhecido internacionalmente. Mas quem é afinal João José de Alves Rodrigues? Ninguém.

  • Wagner
    26 Dez 2019 às 00:23

    gostaria de saber o nome do arquiteto ou arquiteta que assina esse projeto horrível. ficou pior que a praça Dom Wunibaldo na Chapada. esses arquitetos estão acabando com as praças das cidades.

  • João José de Alves Rodrigues
    25 Dez 2019 às 08:58

    Só relembrando que esse artista construiu esse monumento na gestão WS como está na placa,então melhor é realocar esse trambolho lá na Praça do Duque de Caxias que será revitalizada em breve ou sugerimos que à realoque lá na Praça da comunidade humilde e hospitaleira do Rio dos couros, parabéns PREFEITO pela modernização da nossa Praça do Choppão, vai ser reeleito fácil nesse ritmo SUCESSO em 2020 vamos pra frente CUIABÁ estamos no RUMO CERTO #tmj

Redes Sociais

Sitevip Internet