Olhar Conceito

Quinta-feira, 09 de abril de 2020

Notícias / Religiosidade

Para seguir liturgia da Igreja, enfeites de Natal em Cuiabá serão retirados após ‘batismo de Jesus’

da Redação - Isabela Mercuri

07 Jan 2020 - 17:04

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Para seguir liturgia da Igreja, enfeites de Natal em Cuiabá serão retirados após ‘batismo de Jesus’
Ao contrário do que diz a tradição popular, a liturgia da igreja Católica entende que os enfeites de Natal devem ser retirados após a data em que foi celebrado o batismo de Jesus. Em 2020, este dia acontece no próximo domingo (12) e, por isso, a decoração segue até 13 de janeiro.

Leia também:
Com decoração especial, ‘Magia do Natal’ segue até 12 de janeiro em Chapada dos Guimarães

A confusão acontece, segundo o pároco da Paróquia Mãe dos Homens, Izaias Bernardo Monteiro da Silva, porque o dia 6 de janeiro, conhecido como ‘Dia de Reis’, seria o dia em que os três reis magos visitaram Jesus.

No entanto, segundo o padre, guardando o calendário litúrgico da igreja, o período do Natal se encerra com a festa do batismo de Jesus, que acontece este ano no próximo domingo (12).

“A solenidade do Batismo do Senhor é uma festa móvel, sem data fixa, ela acontece após a Epifania. Em 2020, a Epifania do Senhor foi celebrada no dia 05 de janeiro, domingo passado e o Batismo do Senhor será dia 12 de janeiro. Logo, os cristãos devem retirar os enfeites no dia 13, segunda-feira”, explica.

Segundo a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, a Árvore de Natal e o presépio fazem parte de todo o período do Natal. "Retirar o Presépio e a árvore de Natal antes da data específica significa encerrar o ciclo natalino antecipadamente, retirando todos os símbolos e esquecendo que ainda estamos vivenciando o Natal. Por isso iremos manter esta tradição milenar e só vamos retirar os enfeites no dia 13”, afirma.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet