Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

DICA DA PODÓLOGA

Corte incorreto das unhas e uso de macacão apertado em bebês pode causar encravamento

Foto: Divulgação

Bárbara Guerreiro

Bárbara Guerreiro

As unhas encravadas são mais comuns do que se imagina, e elas também podem ser evitadas com hábitos simples do dia a dia. Segundo a podóloga cuiabana Bárbara Guerreiro, até o uso de macacões apertados em recém-nascidos podem acarretar este problema.

Leia também:
Muito mais que unha encravada: podóloga trata infecções e faz até ‘detox’ do corpo

Bábara sempre foi apaixonada pela área da saúde, e há cerca de três anos descobriu um curso de podologia em Cuiabá. Decidiu fazê-lo – com duração de um ano – e, depois, viajou para São Paulo e Rio de Janeiro, onde passou por especializações (inclusive com Paulo Murilo, especialista em micologia e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ).

Segundo ela, a unha encravada - ou “onicocriptose” – acontece quando a ponta de uma das unhas entra na pele ao seu redor. “A pele forma uma barreira ao crescimento da lâmina (unha), mas, como essa não para de crescer e é mais dura, consegue penetrar na pele, causando dor e inflamação”, explica.

A principal causa da unha encravada é o corte incorreto, e o uso de sapatos apertadose de bico fino. “Boa parte das pessoas corta os cantos da unha, habito que favorece o encravamento. O problema não atinge apenas adultos, podendo aparecer em crianças. O uso de macacões com pés fechados, se não forem folgados, podem fazer com que a unha do bebê encrave, em especial em recém-nascidos”, garante Bárbara.

Os dedões, tanto esquerdo quanto direito, são os mais atingidos, mas o encravamento pode acontecer até mesmo em outros dedos e nas mãos. “O primeiro sintoma é a dor, que vai aumentando de intensidade até ficar quase insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa)”.

Quando isso acontecer, a solução é procurar um podólogo para conseguir auxílio. O atendimento de Bárbara é feito desde com crianças – a podopediatria - até gestantes, idosos, diabéticos, dentre outras pessoas. Apesar disso, há um limite em seu trabalho e, quando é necessário prescrever um medicamento ou o caso é mais perigoso, ela sempre indica que o cliente procure um médico.

Recentemente, a profissional foi reconhecida ao se tornar a primeira podóloga a escrever para a ‘Revista Saúde’, em que geralmente só escrevem médicos. No artigo ela explica como o choro frequente dos bebês pode estar associado aos pés, e outras curiosidades.

Serviço

Bárbara Guerreiro
Endereço: Rua dos Lírios, 363 – Jardim Cuiabá
Informações e agendamentos: (65) 99959-5984
INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet