Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

gratuito

Cena Livre de teatro da UFMT abre inscrições para processo seletivo

Foto: Divulgação

Cena Livre de teatro da UFMT abre inscrições para processo seletivo
Pessoas com mais de quinze anos podem se inscrever, até o próximo dia 2 de fevereiro, para o processo seletivo do grupo Cena Livre de Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As audições acontecem no dia 15 de fevereiro, às 14 horas, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

Leia também:
Personagens icônicos da cuiabania são interpretados por crianças em espetáculo no Cine Teatro
 
Não é necessário ter experiência na área artística para participar, e as inscrições são gratuitas. No entanto, no dia das entrevistas presenciais haverá avaliação do interesse do candidato e a sua disponibilidade de horário para frequentar as oficinas, bem como dinâmicas teatrais que irão avaliar o potencial artístico dos inscritos.
 
O curso de extensão tem validade de um ano. Nele, os selecionados vão aprender sobre iniciação teatral, caracterização do personagem, improvisação, análise dramatúrgica, expressão corporal, facial e vocal, montagem, interpretação, dentre outros. Ao final do curso, será disponibilizado certificado para aqueles que tiverem o aproveitamento satisfatório no decorrer do ano de atividades.

As oficinas são realizadas todos os sábados, das 14h às 18h, ministradas por Lucas Lemos e Ana de Mello, com exercícios práticos de criação livre, leituras de clássicos da dramaturgia nacional e estrangeira, dinâmicas em grupo, aquecimento vocal e corporal.

“Ao longo do ano, realizamos festival, encontro e mostra cênica, proporcionando acesso gratuito a espetáculos de teatro e espaços de formação e debate sobre artes cênicas. O Cena Livre reafirma a importância do projeto de extensão enquanto transformador da comunidade em que a universidade está inserida. Nosso corpo é um misto de universitários de diversos cursos e cidadãos de diversas profissões e idades. Somos a intersecção entre a universidade e a comunidade externa. Juntos produzimos pesquisa, arte e fortalecemos a cultura regional”, afirma Ana de Mello.

“O Cena Livre chega ao seu quarto ano de atuação com forte expressividade artística e o que a gente mais defende consolidado: a diversidade. Seguimos os ensinamentos de Augusto Boal, que acredita que todo ser social é um ator em suas atuações na sociedade e, por isso, todas e todos são bem-vindos pra produzir o que a gente acredita: educação e arte”, completa Lucas Lemos.

O Cena Livre de Teatro nasceu em 2016, por meio de experimentos teatrais, inicialmente com o nome de ‘Confraria H’, como era chamada pelos estudantes de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT-Cuiabá). O grupo tornou-se um projeto de extensão da instituição ainda em 2017. Na época, o iniciativa de pesquisa foi coordenada pela professora Ana Maria Marques, e orientada por Leosan Sampaio.

O coletivo já participou do Festival Internacional de Teatro de Curitiba em 2018, se apresentou em diversos eventos pela UFMT, como os Festivais de Cenas Curtas I e II, sediou o I e II Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas (2018/2019), além de Factóide (2018. Em maio de 2019, sua atriz Cristiane Stersa e ator Lucas Lemos estrelaram uma campanha de Dia das Mães que viralizou nas redes sociais da rede Supermercado Real, em Campo Novo dos Parecis.

No mesmo ano, estreou Cápsulas de Humor, projeto de comédia no Espaço Mosaico, com duas temporadas, e participação especial na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JENPEX) no IFMT-Campus Bela Vista em setembro.

Na II Mostra de Artes Cênicas Cena Livre, em outubro de 2019, apresentou quatro peças inéditas: Confusão Real, Ele é Quem Quer, Bar Olímpia e Contidas Nunca Mais (essa última, produzida pelo núcleo de mulheres de pesquisa, chamado “Contidas Nunca Mais”).

Serviço

Processo Seletivo Cena Livre De Teatro
Valor: gratuito
Link para inscrições: (https://forms.gle/Pc5too14iazmj7dg6)  
Período de inscrições: até 02 de fevereiro
Realização das entrevistas: dia 15 de fevereiro, às 14h
Local: Centro Cultural da UFMT-Cuiabá
Mais informações: 98100-0422.
FACEBOOK / INSTAGRAM
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet