Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

pacto das águas

Caderno de colorir aproxima crianças mato-grossenses da realidade de sua região

Foto: Divulgação

Caderno de colorir aproxima crianças mato-grossenses da realidade de sua região
Para aproximar as crianças do noroeste de Mato Grosso da fauna, flora, paisagem e cultura de sua região, o Projeto Pacto das Águas desenvolveu, com patrocínio da Petrobrás, o ‘Caderno Colorir’, com catorze ilustrações escolhidas dentro de temas relevantes para educação ambiental e para as comunidades envolvidas. Até agora, já foram distribuídos mil exemplares para escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental de Aripuanã e Colniza, e todo o material já está disponível para download.

Leia também:
Atualmente visto como ‘resort’, Águas Quentes deve voltar à estrutura de Parque após concessão; Veja projeto! 

O caderno aborda o universo das crianças, mostrando os locais de atividades do projeto, como as comunidades ribeirinhas da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, as cachoeiras do rio Aripuanã, as atividades de coleta de castanha e borracha e a cultura do povo indígena Rikbatsa.
 
Além disso, espécies conhecidas da região, como o tamanduá bandeira, a anta e o macaco zogue-zogue, também estão representados, assim como animais ameaçados de extinção, como onça-pintada e a harpia, também conhecida como gavião-real e gavião-de-penacho.
 
De acordo com a assessoria, junto ao caderno foi elaborado também um Suplemento Pedagógico que traz informações  sobre  os  temas  das  ilustrações  e  sugestões  de  atividades  que  podem  ser  feitas  em  sala  de  aula. Uma das professoras que já utilizou o material foi Claudemira Vaz de Moraes, do Centro de Educação Infantil Raio de Sol, em Aripuanã. Segundo ela, o caderno é um ótimo complemento para o programa de aula preparado pelos professores.

"Em nosso plano de aula há muito conteúdo sobre o meio ambiente. Abordamos o tema dos animais em extinção, a preservação do meio ambiente, o descarte correto do lixo que produzimos", conta Claudemira. "A educação socioambiental faz com que eles reflitam sobre o que é e o que não é adequado, quando se trata da natureza, para não prejudicar o meio ambiente. Em nossa unidade, a educação socioambiental é de grande importância”, completa.
 
A partir do uso deste material em sala de aula, as estudantes de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso Maria Conceição Alves dos Santos e Jéssica Conceição da Silva realizam um estudo para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para isso, elas analisaram a percepção de crianças de 3 a 5 anos quanto à existência e identificação de animais em extinção da região.

O projeto Pacto das Águas, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental tem como objetivo principal promover o uso sustentável da sociobiodiversidade, com povos indígenas e comunidades tradicionais das Terras Indígenas Japuíra e Escondido e da Resex Guariba Roosevelt. As ações são parte de uma estratégia de emissões evitadas para mitigação do aquecimento global e das mudanças climáticas pela conservação da floresta em pé no Noroeste de Mato Grosso.

Serviço

Caderno para colorir e Suplemento pedagógico podem ser baixados na Biblioteca do Pacto das Águas
https://www.pactodasaguas.org.br/biblioteca/
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet