Quando o assunto é animal de estimação, muitas são as ‘lendas’ que correm e deixam os tutores confusos. É verdade que castrar a cadela ajuda a evitar o câncer? E que gatos podem passar toxoplasmose, e por isso devem ser afastados de mulheres grávidas?
Leia também:
Veterinária resgata e trata animais em situação extrema de maus tratos e abandono para serem adotados
Foi pensando em sanar essas dúvidas de seus clientes e seguidores que a veterinária de Mato Grosso Mariana De Rosa publicou, na última quarta-feira (5), um vídeo nas redes sociais da Master Pet (sua clínica, em Rondonópolis, 219km de Cuiabá) respondendo a dez perguntas.
Os questionamentos foram escolhidos a partir de uma enquete no Instagram e, com isso, a veterinária pode selecionar as onze maiores dúvidas de seus clientes. O
Olhar Conceito traz as respostas:
1 – Olho remelando é sinal de verme?
Mito!
“Ele pode ter alguma outra doença, até mesmo sistêmica, e que envolve os olhos. Qualquer infecção bacteriana, viral, conjuntivite pode causar a secreção nos olhos”.
2 – Precisa cruzar uma cachorra pelo menos uma vez antes de castrar?
Mito!
“A cadela pode se castrada até mesmo antes do segundo cio. O indicado é castrar entre o primeiro e o segundo cio, quanto mais cedo, melhor”.
3 – O gato pode passar toxoplasmose
Mito!
“O gato não passa toxoplasmose, a não ser que você ingira o cocô do gato. Eu acredito que não é uma coisa boa a se fazer...”
4 – A cadela pode cruzar com dois cães diferentes e ter um filhote de cada um?
Verdade!
“O útero da cadela pode ter filhotes de dois cachorros diferentes”.
5 – Cães, mesmo castrados, podem cruzar?
Verdade!
“Eles podem cruzar, porém não vão procriar. O macho depois de uns 30 dias da castração pode apresentar ainda espermatozoides no canal, então neste tempo pós castração ele pode procriar, porém, depois disso não. A cadela, castrou, acabou o problema, porque retira o útero e os ovários. Porém, eles podem sim continuar com a vontade, a libido de subir em cima e fazer a cópula”.
6 – Nariz molhado ou seco é sinal de doença ou febre?
Mito!
“A única forma de avaliar e aferir a febre do animal é com termômetro. O nariz seco pode ter a ver com temperatura, com umidade relativa do ar, então não acreditem!”.
7 – Castrar cães e gatos evita o câncer.
Verdade!
“Tanto os machos quanto as fêmeas de gatos e cachorros. Evita o câncer de útero, mamas, próstata, testículo” .
8 – Óleo queimado ou pinho sol são bons para tratar sarna
Mito!
“Isso não existe, e a gente vê diariamente acontecendo (...). Não ajuda em nada. Existem tratamentos específicos que devem ser realizados por um profissional, por um médico veterinário”.
9 – Gatos e cachorros precisam ser vacinados anualmente
Verdade!
“Muita gente tem mania de achar que só se dá vacina quando o animal é filhote, e isso é totalmente mentira, o animal precisa ser vacinado anualmente”.
10 – Cachorro só pode tomar banho após as vacinas
Verdade!
“Cachorros filhotes tendem a ser muito suscetíveis [a doenças] e sensíveis, então a gente indica que o banho seja dado pelo menos após a terceira dose de vacina” .
11 – Comer cocô é sinal de verme ou falta de vitaminas
Mito!
“Essa mania de comer cocô chama-se coprofagia, e em muitas raças ela é comum, infelizmente. É uma situação muito desagradável, porém é comum. Muitas vezes não é falta de minerais e nem excesso de vermes. Para esses casos consulte seu médico veterinário, porque é uma questão a ser trabalhada”.
Para mais informações, acesse o
INSTAGRAM da clínica.