Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Comportamento

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Saiba como cultivar sua própria horta mesmo em apartamentos pequenos

Foto: Shutterstock

Saiba como cultivar sua própria horta mesmo em apartamentos pequenos
Alimentação saudável, comida orgânica, pratos frescos. Quem nunca pensou em ter uma horta para chamar de sua? saiba que este não é um privilégio apenas de quem mora no campo, ter uma horta em apartamento pode ser mais fácil do que você imagina. Além de muito prazeroso e saudável, basta um cantinho arejado com um pouco de luz para cultivar temperos frescos, hortaliças e até legumes.

Leia mais:
Plantas de apartamentos da MRV são apresentadas em realidade aumentada
 
Antes de mais nada, é preciso levar em consideração que, para ter uma horta, é necessário encontrar um lugar onde haja luz solar, já que a maioria dos temperos e hortaliças precisam de, no mínimo, cinco horas de sol por dia. Varandas e lavanderias são ótimos lugares para começar.
 
Para quem mora em apartamentos pequenos e não deseja abrir mão do espaço de circulação, a dica é aproveitar as paredes e apostar em estruturas verticais, assim é possível maximizar a área verde. Mas, caso você não tenha lugares disponíveis nas paredes, não precisa se preocupar, nem mesmo desistir. Um aparador, ou estante, com pouca profundidade, próximo à janela mais ensolarada da casa já é o ideal.
 
Agora que você já elegeu o cantinho para acolher a horta, é preciso saber como e por onde começar. Você irá precisar de vasos, jardineiras ou recipientes, substrato para o plantio, argila expandida para colocar embaixo dos vasos e das mudas.

Lembrando que não é necessário sair por aí comprando dúzias e dúzias de vasos, você pode reciclar, reutilizando latas, canecas, potes de sorvete e até garrafas para plantar seus temperos. Mas atenção! Caso sua horta seja vertical, fuja dos vasos de cerâmicas ou outros materiais mais pesados, para evitar que eles caiam e machuque alguém.

Em seguida, utilize uma manta geotêxtil, mais conhecida como bidim, para segurar a terra e evitar que escoe cada vez que o vaso for regado. Depois basta colocar a terra e inserir a muda.

Como cuidar

Ter uma horta é um trabalho simples, porém exige atenção contínua. Basicamente, é necessário cuidar da irrigação e da adubação. Uma dica: para saber quando a planta estiver precisando de água é só colocar o dedo na terra, se ele sair encharcado e sujo de terra é um sinal que está com água além do necessário mas se sair sem nenhuma mancha é porque precisa de irrigação. O meio termo neste caso é o ideal.
 
O que plantar?

Pequenas áreas como apartamentos recebem muito bem o cultivo de temperos e ervas aromáticas como alecrim, hortelã, coentro, cebolinha... Já pensou em preparar uma massa e utilizar o manjericão da sua própria hortinha? Ou ainda, colocar aquele coentro fresquinho na sua mojica?! A hora é agora! Confira abaixo, no guia preparado pela MRV, dicas de cuidado e usos culinários para cada tempero fresco.


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet