Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes Cênicas

distanciamento social

MT Escola de Teatro ministra aulas online e divulga lista de contratados para novos cursos

Foto: Reprodução

MT Escola de Teatro ministra aulas online e divulga lista de contratados para novos cursos
Seguindo o exemplo de outras instituições, a MT Escola de Teatro realiza suas aulas via videoconferências, disponibilizando atividades, inclusive com práticas teatrais a serem realizadas na casa de cada aluno.

Leia também:
MT Escola de Teatro contrata artistas para ministrar aulas online

Rodolfo García Vázquez, coordenador pedagógico da MT Escola,  explica que esta é uma ótima oportunidade para se aprender a usar novas ferramentas tecnológicas e incluí-las na pedagogia. "É um desafio bastante prazeroso. A realidade é que não sabemos até quando essa grave crise vai continuar, ninguém tem essa ideia, não sabemos as suas consequências. Mas as pessoas não podem parar, elas precisam continuar, seja artista ou seja estudante e a gente tem que dar esse suporte".

De acordo com a assessoria, foi oferecido suporte para os alunos que têm limitações em relação à internet. "O método de aprendizado tem sido bem bacana. Estamos fazendo coisas que muitas vezes presencialmente não conseguíamos fazer, como análises mais especificas do trabalho de cada um, trabalhos mais dirigidos. Então, tem sido bastante interessante", explica Rodolfo.

Para a professora do curso de cenografia e figurino, Jane Klitzke, esta é uma oportunidade de remodelar o sistema de ensino. "Tivemos um certo trabalho e diversas reuniões para organizar tudo. No EAD, podemos explorar esse universo das redes sociais que pertence aos jovens. Estamos tendo ótimas respostas dos estudantes, que têm criado trabalhos usando as tecnologias que nos deixam surpresos com a qualidade do material e do conteúdo altamente criativo".

A prática foi aceita também pelos alunos, como é o caso da estudante de tecnologia em teatro, com ênfase em atuação, Ana Gabriela Corrêa, mais conhecida como Pacha Ana – rapper, cantora e poeta. "Foi uma sacada muito boa da universidade antecipar o que pode ser antecipado a distância e notei que as aulas estão ajudando a preencher um espaço ocioso e possibilitando uma interação. Conversando com os colegas, percebo que está todo mundo muito ansioso por causa desse isolamento. Mas é isso, tem que dar continuidade para que a gente possa voltar presencialmente o mais rápido possível".

Flávio Ferreira, coordenador artístico da MT Escola de Teatro, explica que as aulas foram devidamente planejadas pela escola em parceria com a Unemat, que está acompanhando o projeto. "O principal sentido é o de fortalecer os vínculos e manter as aulas que podem ser realizadas a distância, neste momento em que a arte, que tem uma função importantíssima para a humanidade, é uma das mais prejudicadas, os nossos artistas estão se preparando, estudando e contribuindo não só com a escola, mas com toda a comunidade por meio dessas aulas".

Cursos online  
  
Além das aulas regulares, a MT Escola de Teatro lançou um edital e divulgou na última segunda-feira (20) os escolhidos na seleção para ministrar aulas online (veja AQUI http://cineteatrocuiaba.org.br/novidades/resultado-de-seleo-do-edital-contratao-de-artistas-docentes/). As aulas começam no dia 11 de maio.

Foram selecionados artistas mato-grossenses com disposição para dar aulas de curso a distância de teatro, dança, cinema, literatura, música, artes visuais e outras áreas que visem a promoção, valorização e fortalecimento da identidade e manifestações culturais locais.

Os cursos serão de 15 horas-aula (com um artista docente responsável), 30 horas-aula (realizado em dois módulos de 15h cada, cada um com um artista docente responsável) ou 30 horas-aula (apenas com um módulo e um artista docente responsável).

Além disso, o curso deve contemplar vídeo-aulas, produzidas pelo professor, material didático específico e atendimento online de estudantes, por meio de fóruns e/ou chat. Os valores pagos aos professores serão de R$ 1.045 para cursos de 15 horas-aula e R$ 2.090,00 para cursos de 30 horas-aula.

A Extensão Cultural visa diálogo com o Curso Superior de Tecnologia em Teatro, buscando uma intercomunicação com os eixos temáticos. A intenção é oferecer à comunidade o acesso gratuito à formação em áreas artísticas e culturais em geral. São três áreas de concentração que ancoram as atividades da Extensão Cultural: a iniciação, a reflexão e a produção.

Fruto da parceria entre Unemat, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e dos grupos Cena Onze, de Cuiabá, e Associação Artistas Amigos da Praça (Adaap), de São Paulo, a MT Escola de Teatro é o único curso tecnológico superior de Teatro em Mato Grosso. Sediada no Cine Teatro Cuiabá, o curso oferece aos 60 alunos sete áreas de especialização: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural.

Confira o edital AQUI.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet