A Arquidiocese de Cuiabá anunciou que não irá realizar a 35ª edição do Vinde & Vede em 2021, por conta da pandemia do coronavírus. A doença começou a se espalhar dias antes da última edição, quando reuniu aproximadamente 150 mil pessoas.
Leia mais:
Obras de Aliana Camargo e Cristiano Costa são atrações da semana na 'Temporada de Filmes Online'
Conforme comunicado emitido pelo arcebispo metropolitano, Dom Milton Santos, o ano de 2020 foi uma surpresa para o mundo por conta da pandemia. Contudo, após reunião com presença dos sacerdotes, a Arquidiocese de Cuiabá decretou medidas pastorais de prevenção ao coronavírus, seguindo decretos municipais e estaduais.
A justificativa para o cancelamento é de que as previsões cientificas citam que no ano de 2021, a população ainda estará enfrentando a doença. Outro ponto seria a facilidade do contágio. Além disso, os parceiros do evento, como Polícia Militar, Bombeiros, agentes de Trânsito e outros, estão mobilizados no combate à pandemia.
Ainda conforme o comunicado, uma edição precisa ser organizada com no mínimo oito meses de intendência. “O Vinde & Vede empenha a Arquidiocese toda com as suas Paróquias com enormes esforços, idealismo pastoral, a dedicação de horas e horas de planejamentos, avaliações, previsões de todo tipo..., uma intensidade contagiante de orações, sacrifícios... que alicerçam os quatro dias que a cada ano se tornam sempre mais imemoráveis”, justifica.
O Vinde & Vede se trata do maior evento católico de Cuiabá e costuma ser realizado no período de Carnaval, no Memorial João Paulo II.