Uma parceria inédita entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o aplicativo TikTok acontece desde a última segunda-feira (27) até o dia 2 de agosto. Nesta terça-feira (28), às 13 horas, o Museu de Arte de Sacra de Mato Grosso (MASMT) fará sua transmissão ao vivo pelo aplicativo, para falar sobre o tema Altares Neoclássicos e Barrocos.
Leia também:
Artista cuiabana lança exposição virtual e inova com ‘viola de cocho ecológica’
A apresentação faz parte da campanha nacional #MuseuSemFronteiras do aplicativo. “Toda a equipe está entusiasmada em participar dessa campanha acessada em todo o país. Passamos por treinamento e oficinas com influencers e gestores do aplicativo para aprender sobre as ferramentas e como utilizar o seu potencial. É mais uma forma de ter evidência com um público variado nesse período em que o museu está fechado. Ao levarmos conteúdos contínuos via redes sociais, vamos instigando a curiosidade das pessoas para conhecer o museu assim que reabrirmos”, relata Viviene Lozi, diretora e presidente da OSC que faz a gestão do MASMT.
Já realizada em países da Ásia e da Europa, a campanha conta com a participação de 12 instituições brasileiras. Os usuários do aplicativo poderão acompanhar os variados conteúdos preparados pelas instituições. Os temas vão desde racismo e higiene até um passeio noturno com música e poesia.
De acordo com a assessoria, a ideia é matar a saudade do passeio cultural, já que todos os museus seguem fechados devido à pandemia da Covid-19. Quem também quiser aderir à campanha poderá postar seus próprios vídeos com dados, curiosidades, memórias e experiências de suas visitas usando a hashtag #MuseuSemFronteiras.
“A parceria com o TikTok demonstra a força e o impacto cultural dos museus brasileiros e da cultura em geral. Esta parceria é uma iniciativa importante no sentido de potencializar a visibilidade dos museus, que são espaços de construção de memórias e de transformação social”, conta Ana Lourdes Costa, coordenadora de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram.
Além do MASMT, também estão entre os participantes o Museu Regional de Caeté (MG), o Museu Imperial (RJ), o Museu Índia Vanuíre (SP), o Muquifu (MG), o Museu Casa de Portinari (SP), o Museu Histórico Nacional (RJ), o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (RS), o Museu do Pão (RS), o Museu da República (RJ), o Museu Felícia Leirner (SP) e o Museu do Ouro (MG).
Todas as lives serão exibidas nas páginas das próprias instituições no TikTok e terão entre 30 minutos e 1 hora de duração.
Serviço
Museu de Arte Sacra na campanha
Data: 28 de julho, às 13h (horário de Cuiabá)
Endereço:@
museudeartesacramt
Tema: Altares Neoclássico e Barrocos do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Programação completa #MuseuSemFronteiras: acesse
AQUI