Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

a partir de hoje

Temporada de Filmes online compartilha curta metragens de Luzo Reis

Foto: Divulgação

Luzo Reis

Luzo Reis

A Temporada de Filmes Online do Cine Teatro de Cuiabá exibe a partir da noite desta terça-feira (8) sete curta metragens do produtor cultural, fotógrafo e realizador audiovisual Luzo Reis, além do ‘Cine Comentário Sonoro’ a respeito de um dos filmes. O compartilhamento de novos filmes acontece sempre a partir das 19h30 das terças-feiras, mantendo o dia da semana e horário em que tradicionalmente aconteciam as sessões de cinema do Cine Teatro Cuiabá antes da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Leia também:
‘Ixpia O Festival’ publica line up com duzentos artistas; programação começa nesta segunda-feira

O episódio da série Cine Comentário Sonoro sobre “Boneca de Neuza”, com comentários de Luzo Reis e Thiago Costa, será publicado no sábado, 12 de setembro, às 18h. A ação envolve parceria entre realizador, Cine Teatro Cuiabá, Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e integra a programação de aquecimento para a 19ª Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL 2020), que acontece entre 28 de setembro e 02 de outubro de 2020 no Canal do YouTube do Cineclube Coxiponés da UFMT.

No episódio do Cine Comentário,, Luzo Reis e Thiago Costa (co-diretor do curta) relembram bastidores de produção de do curta, que acompanha a personagem homônima (Antônio Leôncio) em suas perambulações pela cidade. O curta foi viabilizado com incentivos da seleção de roteiros do 1º Guará (Festival de Cinema Ambiental de 2007) e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de 2008. 

Luzo é formado em Comunicação Social - Rádio e TV - pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e iniciou sua carreira no audiovisual depois de participar de uma oficina de roteiro oferecida em 2007 no Festival Guará de Cinema Ambiental.
 
O cineasta exibiu curtas em diferentes edições da MAUAL e desde 2014 é produtor cultural da Coordenação de Cultura da PROCEV/UFMT. Na universidade atuou, entre outras atividades, como documentarista de ações relacionadas à arte e cultura na universidade, com destaque para a série de entrevistas com artistas plásticos para o projeto “ImaginArte” e para o documentário desenvolvido à época da exposição realizada no MACP em comemoração aos 40 anos do Cineclube Coxiponés.
 
Luzo foi também supervisor do Cineclube Coxiponés em 2017, onde coordenou a Mostra Latitude de Filmes Mato-grossenses e a 16ª MAUAL. Recentemente, em 2020, lançou no canal CineBrasil TV o telefilme documental “Vila Haiti – Papouch”. Desde 2013 passou também a explorar a linguagem fotográfica realizando diversos trabalhos, com destaque para a exposição “Santos da Baixada” (2019/2020), idealizada em parceria com o fotógrafo Antônio Siqueira (www.santosdabaixada.com). Esse e outros trabalhos fotográficos de Luzo estão no portfólio online www.luzoreisfotografia.com.
 
Sobre os curtas compartilhados:

Boneca de Neuza
(Luzo Reis e Thiago Costa, 2010, 11’)


Sinopse: Há anos fazendo o mesmo caminho e pertencendo aos mesmos lugares, Neuza (Antônio Leôncio) é a única coisa igual na paisagem mutante da cidade. Já não tão jovem, Neuza precisa lidar com as circunstâncias mas é orgulhosa e romântica demais para aceitar a realidade que lhe interpela todos os dias.
 
A cola
(roteiro e direção: Priscila Wolff; assistência de direção & edição: Luzo Reis, 2012, 5’)


Sinopse: Em dia de prova na escola, dois alunos tentam distrair o professor para escapar de serem flagrados em uma pequena trapaça.  Realizado no projeto “Olhares em cena” do IFMT Campus Bela Vista. Premiado pelo júri popular e oficial na 11ª MAUAL (2012).
 
O Haiti é aqui
(Luzo Reis, 2014, 20’)


Sinopse: Desde 2012 o Brasil recebeu dezenas de milhares de imigrantes haitianos. Destes, 2 mil vieram para a cidade de Cuiabá-MT. O documentário traz um pouco da realidade destes haitianos na capital de Mato Grosso, revelando dificuldades enfrentadas no novo cotidiano, as expectativas que tinham em relação ao Brasil antes de sair do Haiti e como,  apesar de tudo, o Brasil continua sendo a esperança de construírem um futuro melhor para eles e para seu país de origem.
 
ImaginArte: Ana Ruas
(Luzo Reis, 2014, 5’)


Sinopse: O curta observa o processo de produção da obra “Percurso”, da artista plástica Ana Ruas. A artista compartilha impressões sobre esse trabalho, concebido à  época das comemorações dos 40 anos do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT).
 
ImaginArte: Benedito Nunes
(Luzo Reis, 2014, 3’)


Sinopse: O curta acompanha o processo de produção do artista visual Benedito Nunes enquanto ele compõe um de seus murais no bloco da Faculdade de Engenharia Florestal da UFMT. O artista compartilha lembranças sobre sua trajetória e impressões sobre seu processo criativo.
 
Museu Convida: Coral UFMT
(Luzo Reis, 2014, 5’)


Sinopse: Registro audiovisual do lançamento do Projeto Museu Convida, realizado pelo MACP/UFMT, com apresentação do Coral da UFMT, que interpreta a música “Por enquanto”, de Renato Russo.
 
Coxiponés: 40 anos de cineclubismo
(Luzo Reis, 2017, 21’)


Sinopse: Personalidades que marcaram a trajetória do Cineclube Coxiponés da UFMT compartilham memórias sobre a instituição. Documentário idealizado para a Exposição “Coxiponés: 40 anos de Cineclubismo”, realizada entre 5 de julho e 16 de agosto de 2017, no Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT (MACP/UFMT).
 
Serviço

Temporada de Filmes Online, com compartilhamento de sete curtas de Luzo Reis. Atividade integra programação de aquecimento para a MAUAL 2020.
Quando: A partir das 19h30 de terça-feira, 08 de setembro de 2020.
Onde: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
Classificação indicativa: a ser consultada.
Mais informações pelo email: pautacineteatrocuiaba@gmail.com
Curtas ficarão disponíveis no link: https://wp.me/pbQLhj-yu
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet