Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

PODER DO FOGO

Caverna Aroe Jari e Circuito Águas do Cerrado são fechados devido a incêndios; veja vídeos

Foto: Reprodução

Caverna Aroe Jari e Circuito Águas do Cerrado são fechados devido a incêndios; veja vídeos
A Caverna Aroe Jari e o Circuto das Águas do Cerrado foram fechados, nesta terça-feira (15), devido aos incêndios que atingem a região de Chapada dos Guiamarães (a 60 km de Cuiabá). Além destes outros dois pontos turísticos, o fogo também toma conta do Vale da Benção e Vale do Jamacá; este último desde o dia primeiro de setembro.

Leia também:
Fogo destrói escada de acesso e vegetação na Dolina Água Milagrosa; veja vídeo

O Vale da Benção está sendo tomado pelo fogo desde segunda-feira (14), segundo Douglas Araújo, presidente da Associação dos Comerciantes de Chapada dos Guimarães. O Circuito das Águas do Cerrado e a Caverna Aroe Jari começaram a enfrentar os incêndios nesta terça-feira (15). Todos os pontos turísticos estão fechados.

Vídeos gravados na Chapada Aventura por Tomio Uemura, que atua no combate ao fogo, detalham o trabalho feio para proteger a flora mato-grossense e mostram muita fumaça no céu. Em dos vídeos, Tomei desabafa: “tristeza total”.
 

Situação de emergência

O Ministro de Desenvolvimento Regional, Rodrigo Marinho, reconheceu nesta quarta-feira (16), via Diário Oficial da União, a situação de emergência em Mato Grosso quanto as queimadas no Pantanal.

Ao reconhecer a emergência, Mato Grosso se torna apto para receber recursos federais para enfrentar as queimadas. O município de Barão de Melgaço (a 110 km de Cuiabá) já foi contemplado com R$ 407.139,54 para ações de combate. O repasse foi autorizado nesta quarta-feira pelo ministro.

O reconhecimento foi realizado por procedimento sumário – quando a ocorrência, pública e notória, é considerada de grande intensidade. Nestes casos, para agilizar o atendimento à população, a Defesa Civil Nacional antecipa os trâmites e publica a decisão antes mesmo que as solicitações do município ou do estado sejam oficializadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet