Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Saúde e Beleza

Transtornos relacionados ao álcool

Foto: Reprodução

Transtornos relacionados ao álcool
17,9% dos brasileiros fazem o uso abusivo de bebida alcoólica e precisam de tratamento para alcoolismo. Acesse e saiba os transtornos relacionados ao álcool

Transtornos relacionados ao álcool

De acordo com o Ministério da Saúde, 17,9% da população adulta brasileira fazem o uso abusivo de bebida alcoólica e precisam fazer tratamento para alcoolismo.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, trabalhar a informação sobre os malefícios que o álcool entrega para a vida das pessoas e conscientizar a população sobre o consumo social, regular e responsável de bebidas alcoólicas é a melhor forma de combater essa problemática que atinge diversas famílias.

Diante disso, a publicação irá expor os transtornos que o álcool pode causar ao indivíduo, além de mostrar a importância do tratamento para alcoolismo para dependentes. Continue lendo.


Doenças causadas pelo alcoolismo

Quando a relação da bebida alcóolica com o indivíduo não é mais saudável — isto é, beber casualmente, sem exageros e em momentos que cabem fazer o uso da bebida —, diversos problemas podem ser ocasionados, principalmente o desenvolvimento de doenças, como:

Hepatite alcoólica: doença inflamatória que causa degeneração no fígado;
Cirrose: pode causar doenças hepáticas irreversíveis;
Gastrite;

Comprometimento do cérebro com a demência alcoólica;

Doenças emocionais como ansiedade e depressão.Além das inúmeras doenças causadas, a mortalidade causada pelo uso excessivo de álcool é grande. Dados do Ministério da Saúde apontam que 1,45% do total de óbitos ocorridos entre o ano de 2000 a 2017 foram causadas pelo uso em abuso do álcool.

Por esse motivo, se conscientizar e procurar uma clínica de reabilitação masculina ou feminina para fazer o tratamento é essencial.
 
Como identificar o alcoolismo?

O uso excessivo de álcool é considerado quando ocorre a ingestão de quatro ou mais doces entre as mulheres e cinco, ou mais doses entre os homens, em uma mesma ocasião, nos últimos 30 dias.

Avaliar sua condição é um passo importante para reconhecer se você é, ou não, dependente alcoólico. Alguns sintomas do uso abusivo do álcool podem ser:
Beber sozinho, sem nenhum motivo de comemoração;
Dificuldades para parar de beber;
Não conseguir ficar sem beber por dias ou semanas;
Beber escondido;
Faltar ao trabalho/escola por causa do excesso de álcool;
Ficar violento quando bebe;

Ter crises de abstinência.Ao identificar mais de um dos fatores citados anteriormente, não deixe de iniciar um tratamento de alcoolismo.
 
Tratamento

O tratamento do alcoolismo, assim como o de outros vícios, não é fácil, é necessária muita paciência e apoio de amigos e familiares para que o tratamento seja realizado de forma efetiva.

Durante o tratamento, que pode ser feito em uma clínica de recuperação e reabilitação, o médico identifica os transtornos causados pelo uso do álcool e oferece ajuda e suporte para o paciente realizar o tratamento.

A reabilitação encoraja os pacientes a falar e reconhecer seus problemas com o álcool, além de melhorar seus relacionamentos sociais, lidar com diversas questões, a fim de evitar recaídas e fazer com que o indivíduo se livre, finalmente, do vício.

Apenas 20% a 30% dos dependentes alcoólicos conseguem superar o vício sem a ajuda do tratamento contra o álcool. Sendo assim, é fundamental procurar ajuda de especialistas para superar o problema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet