Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Gastronomia

VILLA CORTEZ

Empresário carrega legado do pai com restaurante que aposta em cardápio variado e ambiente familiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Empresário carrega legado do pai com restaurante que aposta em cardápio variado e ambiente familiar
O empresário Fernando Pereira de Andrade, de 48 anos, carrega o legado do pai, José Raimundo, com Villa Cortez, com um restaurante que aposta em um cardápio variado e ambiente familiar, ideal para confraternizações como casamentos, aniversários e formaturas. Localizado em Cuiabá, o Villa Cortez já soma 11 anos no mercado, mas a marca existe há mais de 40.

Leia mais: 
Donafresca Pescados comemora aniversário com inauguração de nova loja em Cuiabá e live no Instagram

“Meu pai já faleceu tem bastante tempo, há 31 anos. Fomos reinventando. O sangue de empreendedor, quando você tem vontade, olha, viaja e pesquisa, está dentro da gente. (...) Eu amo isso aqui. Comecei a trabalhar quando tinha oito anos de idade, mal conseguia carregar uma caixa porque era de madeira e pesada. Quando a gente faz com amor, eu vejo mais do que nunca, depois dessa pandemia, eu acho que o resultado é muito bom”, fala ao Olhar Conceito.



A marca Cortez existe desde 1980, quando seu pai montou um estabelecimento na Praça Ipiranga, em Cuiabá, onde permaneceram por 27 anos. Seu pai era viajante e, quando cansado, comprou um bar para se estabelecer e seguir com um novo negócio. O nome dado ao local foi Cantina do Cortez, visto que José tinha como apelido Cortez por ser muito parecido com o ator Raul Cortez. Nove anos após a abertura, José faleceu, deixando o bar para a família.

Durante um período, Fernando focou seus esforços em outra empresa e só retomou a marca em 2009. A unidade passou por toda uma reestruturação recentemente, mas devido a pandemia do novo coronavírus, Fernando precisou fechar as portas e só decidiu oferecer o atendimento com uma nova proposta em agosto, quando sentiu segurança para a retomada.

“A marca Cortez Grill é uma empresa que meu pai montou em 1980, lá na Praça Ipiranga, chamava Cantina do Cortez. Ficamos lá durante 27 anos. Nesse período, a gente montou outra empresa e ficou em off a marca. Em 2009, montamos aqui. Tem 11 anos. Começamos como Cortez Grill e agora nessa pandemia fizemos um novo projeto, desde o ano passado, de pesquisa, modelo de negócio e o que a gente pudesse agregar melhor na nossa região”, explica.



Funcionando inicialmente como Cortez Grill, o espaço oferecia apenas carnes, mas com a reestruturação física com ambiente climatizado e novo nome, o estabelecimento agora traz um cardápio múltiplo: caldos, saladas, lanches gourmets, pizzas, pratos regionais de mato-grosso com peixes como ventrecha, porção de pintado, drinks, chopes e vinhos. Devido ao cardápio amplo, sai de “tudo um pouco”, como ele explica.

A pandemia do coronavírus não somente atrapalhou os planos de oferecer um novo atendimento reformulado, como também trouxe dificuldades em termos econômicos. Fernando confessa que precisou demitir funcionários, mas acredita que deve empregar novas pessoas, principalmente com a chegada das festividades de final de ano, como Natal, Ano Novo e formaturas.

“Graças a deus a gente inaugurou em agosto e desse tempo para cá cada dia que passa estamos felizes com o resultado do nosso investimento e sonho. [Há] uma certa dificuldade de mão de obra ainda. Com toda essa pandemia, a gente ainda tem dificuldade. Não eu, mas o nosso seguimento de uma força geral de achar pessoas que queiram trabalhar. Mas estou feliz, primeiro por estar vivo - deus nos permitiu estar acima de tudo isso - e segundo por realizar o sonho de empregar pessoas para levar dentro de cada o pão de cada dia de forma digna”.



Com ambiente familiar, o Villa Cortez funciona cumprindo todas as medidas de biossegurança devido ao novo coronavírus. Quando a pessoa chega ao estabelecimento, suas mãos são higienizadas e é conferida a temperatura. Há também um produto específico para a higienização de mesas e cadeiras que é utilizado sempre que é feita a troca de clientes. 

“Quando você põe amor, sai diferente. É isso que eu peço para todos eles [os funcionários]. Desde quem vai passar um pano, que é a menina da limpeza, ao rapaz que manipula a pizza. Não adianta você oferecer o melhor produto para ele se não fazer com amor. Não vai sair bom. Eu vim com esse pensamento de amor. As pessoas e o mundo estão precisando de amor”.

O Villa Cortez fica localizado na Avenida Agrícola Paes de Barros, número 45, no bairro Cidade Alta, em Cuiabá. O estabelecimento funciona de segunda a domingo, exceto terças, a partir das 17h30. Telefones para contato: (65) 3028-5700 ou (65) 99990-3800 (WhatsApp).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet