Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

Seis meses depois

Emanuel promete entregar réplica de Dias-Pino e homenagem a Sodré no aniversário de Cuiabá

21 Jan 2021 - 14:59

Da Redação - Isabela Mercuri / Do local - Max Aguiar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Emanuel promete entregar réplica de Dias-Pino e homenagem a Sodré no aniversário de Cuiabá
Três meses após ter revelado que a Prefeitura perdeu a ‘Árvore de Todos os Povos’, monumento de Wlademir Dias-Pino, e alguns prazos depois, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) garantiu que entregará a réplica da obra de arte no aniversário de 302 anos de Cuiabá, 8 de abril de 2021. Segundo ele, haverá, ainda, um consenso com o setor cultural e a família do artista plástico Adir Sodré para fazer uma homenagem a ele na praça Oito de Abril.

Leia também:
Prefeitura perdeu obra de Dias-Pino e anuncia que fará réplica para colocar na Praça do Choppão

“Vai ficar para o aniversário de Cuiabá, até porque eu quero fazer esse resgate cultural e histórico em respeito à nossa cultura e em respeito a esses dois extraordinários e grande artistas que merecem ser imortalizados e ter a sua obra imortalizada em um ponto imortal da cidade que é a praça Oito de Abril, a popular praça do Choppão”, afirmou o prefeito.

“Estamos vendo a réplica, vamos estudar com o setor cultural e vai ser uma das primeiras missões do secretário ou secretária que for indicado, o resgate da réplica do Wlademir Dias-Pino, como também um consenso com o setor e a família da verdadeira obra de arte do Adir Sodré. Com isso é uma demonstração de respeito e reconhecimento a esses dois grandes ícones da nossa cultura, bem como ao setor cultural cuiabano e mato-grossense”, completou.

Até agora, a secretaria municipal de Cultura, Esporte e Turismo do município segue sem um nome oficial à frente. Por enquanto, quem assumiu interinamente foi o secretário de governo Luis Cláudio (PP).

A obra de Dias-Pino foi removida da Praça Oito de Abril em razão da reforma do local, no início de 2019. Após sua reinauguração, em dezembro do mesmo ano, o setor cultural estranhou a troca do monumento por outra escultura. Já em janeiro de 2020, a Secretaria de Cultura prometeu que devolveria a “Árvore de Todos os Povos” ao local, mas em outubro o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) admitiu que a Prefeitura havia “perdido” o monumento. No mesmo local, foi apagado com tinta um mural pintado por Adir Sodré.

Adir morreu em 2020, e Wlademir já é falecido desde 2018. Como solução, o prefeito prometeu entregar uma réplica do monumento, e irá encontrar com a família de Sodré uma alternativa para o mural. A data de entrega destas novas obras, no entanto, também já foi mudada diversas vezes. A última promessa era de que ela aconteceria em 15 de dezembro de 2020. Agora, a expectativa é pelo próximo 8 de abril.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet